Páginas do livro Mindhunter (2017) - Divulgação / Editora Intrínseca
Crimes

'Caçador' de serial killers: conheça o livro Mindhunter que originou a série da Netflix

A obra apresenta a saga do agente especial do FBI John Douglas que já confrontou vários assassinos, entre eles Charles Manson e Ted Bundy

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 22/02/2023, às 11h00

Criada por Joe Penhall, a série Mindhunter tornou-se um sucesso da Netflix. O que algumas pessoas não sabem é que a produção foi baseada no famoso livro "Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano", de John Douglas e Mark Olshaker.

Ao longo de duas temporadas, a trama apresenta os insólitos bastidores de alguns crimes que mais chocaram os Estados Unidos e foram investigados pelo FBI. 

O livro que deu origem a série foi lançado originalmente em 1996, nos Estados Unidos. Já no Brasil, foi relançado em 2017, pela Editora Intrínseca, em uma ilustre edição que conta com a tradução de Lucas Peterson.

Poster de divulgação da série Mindhunter / Crédito: Divulgação / Netflix

 

Mindhunter trata-se de um brilhante relato da trajetória do agente especial do FBI, John Douglas, que foi capaz de investigar as mentes mais sádicas e perversas dos últimos tempos.  

Mindhunter, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) / Crédito: Divulgação / Editora Intrínseca

Ao longo de duas décadas, o agente interrogou os assassinos em série mais sádicos e tenebrosos. O oficial foi responsável, ainda, por confrontar dezenas de serial killers, entre eles Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein.

Considerado uma lenda, John Douglas também é conhecido pela sua incrível habilidade investigativa, que lhe permitiu analisar cenas de crimes, a partir da visão da vítima e do criminoso.

Além disso, o agente tem o costume de traçar um perfil dos envolvidos em um determinado caso, reconstituindo as ações, compreendendo hábitos e, principalmente, analisando os próximos passos.

Em 2017, Mindhunter serviu de inspiração para a criação da série homônima da Netflix, que conta com duas temporadas. Em 2018, foi vencedora do Prêmio Satellite Awards, na categoria Melhor Ator em série de Drama, com Jonathan Groff. 

A eletrizante obra "Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano" encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum.

Confira abaixo um trecho de Mindhunter (2017): 

Esta era a única explicação lógica. Eu estava amarrado e nu. A dor era insuportável. Meus braços e minhas pernas estavam sendo retalhados por algum tipo de lâmina. Cada orifício do meu corpo havia sido perfurado. Eu estava engasgando e com ânsia de vômito, porque tinham enfiado algo em minha garganta. Meu pênis e meu ânus haviam sido penetrados por objetos afiados, que pareciam me dilacerar. Eu estava ensopado de suor. De repente, me dei conta da situação: eu estava sendo torturado até a morte por todos os assassinos, estupradores e molestadores de crianças que mandara para a cadeia durante a minha carreira. Agora, a vítima era eu, e não havia como resistir. 

Eu sabia como esses caras agiam; já tinha visto mil vezes. Eles sentiam a necessidade de manipular e dominar suas presas. Gostavam de poder decidir se suas vítimas viveriam ou morreriam, ou como morreriam. Eles me manteriam vivo enquanto meu corpo aguentasse, despertando-me sempre que eu estivesse inconsciente ou prestes a morrer, sempre infligindo o máximo possível de dor e sofrimento. Alguns podiam passar dias fazendo isso. 

Queriam me mostrar que estavam no controle, que eu dependia completamente da misericórdia deles. Quanto mais eu gritasse e clamasse por alívio, mais alimentaria suas fantasias sombrias. Se eu implorasse, regredisse e chamasse por papai e mamãe, eles ficariam realmente animados.


+Assista ao trailer oficial da série Mindhunter:


++Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema, disponíveis na Amazon: 

Mindhunter, de John Douglas e Mark Olshaker (2017) - https://amzn.to/35u3BQ3

Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Crime Charles Manson serial killer Ted Bundy ed gein Mindhunter John Douglas Olshaker Mark

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série