- Reprodução
Segunda Guerra

Mola Maluca: Uma das inesperadas invenções da Segunda Guerra

A origem do popular brinquedo não é tão provável quanto se poderia pensar

Redação Publicado em 02/10/2019, às 16h30 - Atualizado em 05/08/2022, às 21h00

Conhecido como mola maluca, ou slinky, atualmente, o brinquedo pode ser feito tanto de plástico quanto de metal. Mas o que não se imagina é a real origem do popular passatempo das crianças. O objeto curioso foi criado por um engenheiro mecânico naval norte-americano chamado Richard James durante a Segunda Guerra.

Em 1943, ao tentar projetar molas de tensão, que seriam responsáveis por estabilizar os equipamentos sensíveis a bordo dos navios da Marinha estadunidense em viagens agitadas, ele, sem querer, esbarrou em uma delas e a deixou cair no chão.

Ela começou a “pular” de um lado para o outro e deu uma ideia para o engenheiro: por que não transformá-la em um brinquedo infantil?

A descoberta de que algo tão simples como uma mola poderia se tornar atraente para crianças foi o estopim de uma parceria entre James e sua esposa para começar a produção das slinkys.

Crédito: Reprodução

 

Ele experimentou diversos modelos de fios, com comprimentos, grossuras e tensões diferentes. Quando o pesquisador chegou à fórmula final, ele e Betty James fizeram um empréstimo para fundar a James Industries, responsável pelas molas.

Eles começaram a produzir o brinquedo em grande escala, mas, no começo, as vendas não eram muito fortes. Isso mudou em 1945, no momento em que a Gimbels, uma loja de departamentos norte-americana que fechou em 1987, deixou James demonstrar aos clientes do estabelecimento como a mola deveria funcionar.

Após a exibição, muitas pessoas compraram o produto. O engenheiro chegou a vender todos os exemplares da mola maluca, 400 delas, em apenas um dia. Na década seguinte, o brinquedo tornou-se extremamente popular em todo o país e ainda é passatempo de inúmeras crianças ainda nos dias atuais.

Estados Unidos História Segunda Guerra mola maluca

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série