Fotografia das cavernas de Lascaux. - Domínio Público
Arqueologia

80 anos após descoberta, quarentena preserva cavernas de Lascaux

Segundo especialista, a ausência de turistas tem ajudado a manter o estado do patrimônio histórico

Ingredi Brunato Publicado em 14/09/2020, às 13h56

Nesse sábado, 12, as cavernas francesas de Lascaux fizeram seu octogésimo aniversário desde sua descoberta em 1940. Por conta do acontecimento, o jornal local France Bleu Périgord entrevistou o gerente de conservação do patrimônio histórico, Muriel Mauriac. O homem trouxe notícias boas: segundo ele, o confinamento deixou as cavernas “descansarem” e “retomarem seu equilíbrio”.  

Mauriac, que está há onze anos em seu ofício, explicou sobre o surgimento de marcas no decorrer dos anos, por conta de um grande desenvolvimento de microorganismos no local desde os anos 2000. 

O interior das cavernas de Lascaux, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, guarda valiosas pinturas rupestres do Paleolítico Superior, datadas de 17.000 anos atrás, e tê-las danificadas por marcas seria um infortúnio. 

Durante esta quarentena, no entanto, Mariac observou uma estabilização e até regressão das marcas pretas em certos pontos da caverna. “Esta é uma caverna tão icônica, tão excepcional, que foi vítima de seu próprio sucesso. Depois das diferentes crises microbiológicas por que passou, podemos ver que está melhor”, contou ele. 

Ainda segundo o gerente de conservação, o patrimônio conta com um equilíbrio “quase perfeito” entre as temperaturas do ar e da rocha no interior da caverna. Dessa forma, o lugar foi beneficiado em sua preservação, em contraposição com o prejuízo financeiro causado pela queda na venda de ingressos

notícias Paleolítico pandemia quarentena Cavernas de Lascaux pinturas rupestres Patrimônio Mundial

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!