Fachada da Academia Brasileira de Letras - Foto de Romildo Garcia Martins Júnior no Google Maps
Academia Brasileira de Letras

Academia Brasileira de Letras tem evento em comemoração aos seus 125 anos

Evento que conta com leituras dramatizadas e grandes nomes da teledramaturgia brasileira, ocorre nesta segunda-feira, 18

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/07/2022, às 15h23

A Academia Brasileira de Letras, comemora 125 anos através de evento com leituras dramatizadas e outras atividades com grandes nomes da teledramaturgia brasileira. Organizado pelos Estúdios Globo, o "Do folhetim à novela", ocorre na tarde da segunda-feira, 18.

O evento é composto por debates com atores e acadêmicos e leituras dramatizadas de grandes clássicos, como “Grande Sertão Veredas” de Guimarães Rosa que foi ocupante da cadeira 2  — cuja interpretação é de Tony Ramos, que lê trechos da obra. 

O atual presidente da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira, ocupante da cadeira 31, é quem abre o evento. Acompanhado de Fernanda Montenegro, atriz e acadêmica, ocupante da cadeira 17 e por João Roberto Marinho, presidente do grupo Globo, ele faz um discurso de abertura. 

Outra leitura será de “Memorial de Maria Moura”, obra de Rachel de Queiroz, primeira mulher a entrar na academia e ganhadora de uma minissérie na TV Globo, como aponta o jornal O Globo.

Bate-papo e parte musical

Logo após as leituras dramatizadas, um bate-papo “O caminho da literatura à dramaturgia”, é comandado pela jornalista Aline Midlej, com Geraldo Carneiro, escritor ocupante da cadeira 24, os atores Lilia Cabral e Tony Ramos e o especialista em teledramaturgia Mauro Alencar.

A parte musical, composta por clássicas trilhas de novelas, como “Amarro o teu arado a uma estrela”, de Gilberto Gil, músico da cadeira 20 e “Os sábios costumam mentir”, de Antonio Cicero, poeta da cadeira 27, será comandada pela cantora Teresa Cristina.

Além disso, um filme em homenagem a "Casa de Machado de Assis", fundada em 20 de julho de 1897, também será exibido. 

Literatura teatro Academia Brasileira de Letras Grupo Globo teledramaturgia Do folhetim à novela Grande Sertão Veredas

Leia também

Após estadia, Madonna deixa mensagem no ‘Livro de Ouro’ do Copacabana Palace


Bola de Ouro que Maradona ganhou em 1986 irá a leilão na França


Vestígios de uma das primeiras colônias da América do Norte são descobertos


'Congestionamento' em montanha deixa alpinistas suspensos por mais de uma hora na China


Membros da segurança de Zelensky são detidos por tramar seu assassinato


Coleção rara de calçados e tecidos dos séculos 16 a 17 é encontrada na Polônia