Acampamento viking em reencenação moderna - Shutterstock

Acampamento viking do século 9 era maior que as cidades que eles conquistavam

Descoberta é tão detalhada que cientistas a estão recriando digitalmente

Thiago Lincolins Publicado em 18/05/2017, às 12h52 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

Arqueólogos da Universidade de Sheffield e York descobriram local que abrigava um gigantesco acampamento de invasores Vikings entre os anos 873 e 874.

Ficava nas margens do rio Trent, pequena vila de Torksey. Lá, os Vikings passavam o inverno entre suas conquistas. Funcionava como uma espécie de " base de operações", com distrações diversas, porto e fundição, para derreter o ouro saqueado e fabricar armas e escudos. Também eram abrigados ali mulheres e crianças.

Era praticamente uma Guantánamo viking. Segundo Dawn Hadley, Pesquisadora do Departamento de Arqueologia da Universidade de Sheffield, o local era maior que as cidades contemporâneas da época. "O acampamento era uma base enorme, com comerciantes, famílias, festas e entretenimento", diz Hadley.

Os vikings passavam a maioria do tempo jogando com as mulheres e crianças, enquanto esperavam o inverno ir embora e assim, com a chegada da primavera, poder continuar com as pilhagems. 300 peças de tabuleiro, feitas de chumbo, foram encontradas no local. Outros achados são: 300 moedas e joias diversas. Entre essas moedas, 100 delas são de origem árabes, que foram adquiridas a partir de rotas comerciais estabelecidas pelos vikings, pelas quais vendiam seus produtos, seja lá como tivessem sido adquiridos. 


A realidade virtual / Reprodução

A descoberta é tão detalhada que os pesquisadores decidiram criar um novo meio de compartilhá-la com o mundo. Com os objetos encontrados no antigo acampamento, foram criadas cenas realistas que vão ser expostas por meio de realidade vitual, no museu de Yorkishire. "As pesquisas das Universidades de Sheffield e York estão voltadas para criar as imagens mais realistas de um campo Viking até hoje com base em resultados reais. Acreditamos que essas imagens vão ser a realidade virtual jamais criada em qualquer lugar sobre o mundo Viking ", diz Gareth Beale, da York's Digital Creativity Labs.


 

 

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada