Papa Bento XVI durante aparição - Getty Images
Bento 16

Caso de acobertamento: Ação contra Bento 16 é mantida na Alemanha

O caso aponta que o religioso acobertou um sacerdote responsável por abusar de vários jovens

Isabelly de Lima, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 02/01/2023, às 12h35

No Tribunal de Traunstein, na Baviera, Alemanha, o processo legal contra o papa emérito Bento XVI continuará em andamento. O caso avalia o suposto acobertamento de um padre alemão pedófilo. Mesmo com a morte do pontífice, que aconteceu no último sábado, 31, o processo irá permanecer aberto.

Andrea Titz, porta-voz do órgão, confirmou a informação à ANSA: "O procedimento seguira os gastos dos herdeiros", disse a representante, ainda que não se saiba quem seriam tais pessoas. Em junho de 2022, Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI foi alvo de uma denúncia por parte uma vítima do pedófilo Peter Hullerman, que era padre.

Peter teria sido transferido em 1980 para a Arquidiocese de Munique e Freising durante a gestão de Ratzinger como arcebispo. Essa transferência aconteceu depois que o sacerdote foi acusado de abusar de um menino de 11 anos.

Hullerman manteve suas funções pastorais em Munique, tendo continuado a cometer abusos contra menores de idade. Em 1986, ele foi condenado por seus crimes, mas teve a pena suspensa.

Relação com o pontífice

O processo afirma que Bento XVI possuía "conhecimento da situação e, no mínimo, não levou em consideração que esse sacerdote pudesse repetir seus crimes".

Bento inclusive chegou a negar saber do histórico de crimes do padre, o que fez através de um documento escrito. Durante uma reunião que debateu o caso em janeiro de 1980, porém, ele retificou a declaração.

Segundo o Uol, o papa emérito havia dito que iria se defender na Justiça sobre a acusação antes de falecer. Um relatório divulgado recentemente pela própria Arquidiocese estima que ao menos 497 pessoas foram vítimas de violência sexual no âmbito da instituição entre 1945 e 2019.

Alemanha Papa caso violência abuso 'Bento 16' acobertamento

Leia também

Estados Unidos: Bombeiros resgatam cadela presa dentro de parede


Viagem de Harry e Meghan à Nigéria deixou a família real ‘furiosa’, diz jornal


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Caso Richthofen: Defesa de Cristian Cravinhos pede progressão ao regime aberto