Uma das rochas lunares analisadas pelos pesquisadores - Divulgação/NASA
Rochas lunares

Análise de rochas lunares detecta presença de hidrogênio

Presença do elemento químico em rochas trazidas à Terra na época das missões Apollo pode mudar o futuro da exploração lunar

Giovanna Gomes Publicado em 27/11/2023, às 09h40

Uma recente análise das rochas lunares trazidas de volta à Terra durante as missões Apollo revelou a presença de hidrogênio. Essa descoberta sugere que futuros astronautas poderiam eventualmente utilizar a água disponível na Lua para suporte de vida e como combustível para foguetes.

Os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA (NRL), aos quais a NASA forneceu as amostras lunares para um estudo de pesquisa, anunciaram na semana passada que identificaram hidrogênio na amostra de solo lunar 79221.

Segundo o portal Live Science, os especialistas acreditam que o hidrogênio detectado tenha sido gerado por chuvas incessantes de vento solar e até mesmo impactos de cometas na Lua.

A principal autora do estudo, Katherine Burgess, geóloga do NRL, comentou em um comunicado: "O hidrogênio tem o potencial de ser um recurso que pode ser utilizado diretamente na superfície lunar quando houver instalações mais regulares ou permanentes lá. Localizar recursos e compreender como coletá-los antes de chegarmos à Lua será incrivelmente valioso para a exploração espacial."

Redução de custos

Segundo uma estimativa da NASA, lançar uma garrafa de água à Lua custaria milhares de dólares. Portanto, para reduzir custos, o gelo na Lua poderia ser usado como água para astronautas e até decomposto em seus componentes (hidrogênio e oxigênio) para ser utilizado como combustível de foguete em viagens entre a Lua e a Terra, e possivelmente até mesmo em missões a Marte no futuro.

Em 2020, dados do telescópio infravermelho voador SOFIA revelaram que a água na Lua pode estar distribuída como gelo em toda a sua superfície.

De acordo com a fonte, as novas descobertas foram comunicadas em um artigo na revista Communications Earth & Environment em 15 de novembro.

EUA Nasa lua Terra notícias Apollo água Rochas

Leia também

Poço de madeira bem preservado da Idade do Bronze é encontrado na Inglaterra


Papa Francisco doa 100 mil euros para o Rio Grande do Sul


Como 'Bebê Rena' ajudou o criador, Richard Gadd, a superar trauma?


Satélites da Nasa revelam as imagens mais nítidas da cheia em Porto Alegre até agora


Presidente da Coreia do Sul defende criação de ministério para aumentar taxa de natalidade


RS: Idoso enfrentou enchente em 1941 e precisa deixar casa pela segunda vez