O astronauta Frank Rubio - Getty Images
Astronautas

Após mais de um ano em estação espacial, astronautas dos EUA e da Rússia retornam à Terra

Trio de astronautas chegou à Terra nesta quarta-feira, 27, após mais de um ano em missão espacial

Giovanna Gomes Publicado em 27/09/2023, às 12h09

O astronauta norte-americano Frank Rubio, que estabeleceu o novo recorde de permanência contínua no espaço por um norte-americano, retornou à Terra junto a outros dois cosmonautas russos nesta quarta-feira, 27, após mais de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

De acordo com a agência de notícias Reuters, a cápsula Soyuz MS-23 desacoplou da ISS um minuto antes do horário previsto e levou aproximadamente três horas e meia para atingir o solo terrestre, realizando um pouso a sudeste da cidade de Zhezqazghan, no Cazaquistão.

"A tripulação está bem", relatou o controle da missão em Moscou quando a cápsula aterrissou, envolta em uma nuvem de poeira. "A aterrissagem foi realizada."

Frank Rubio, com 47 anos e em sua primeira missão espacial, compartilhou a jornada de volta à Terra com os cosmonautas russos Sergey Prokopyev, de 48 anos, e Dmitry Petelin, de 40 anos.

Atraso

De acordo com a fonte, este retorno aconteceu com um atraso de seis meses devido a um vazamento na espaçonave original, que exigiu o envio de uma cápsula substituta para trazê-los de volta. Isso resultou em uma missão inesperadamente prolongada de 371 dias em órbita para os dois russos e para o americano.

Em 11 de setembro, Rubio superou o recorde anterior da NASA de 355 dias consecutivos no espaço, anteriormente mantido pelo astronauta aposentado Mark Vande Hei. Além disso, Rubio conquistou o feito de ser o primeiro norte-americano a passar um ano completo no espaço.

Embora tenha quebrado o recorde dos Estados Unidos, Frank e seus dois colegas ainda estão distantes do recorde mundial, que pertence ao russo Valeri Polyakov. Este último permaneceu 437 dias consecutivos e 18 horas na estação espacial Mir entre janeiro de 1994 e março de 1995. Polyakov faleceu em setembro do ano passado, aos 80 anos de idade.

Nasa Terra notícias Espaço astronauta cosmonautas Cazaquistão Estação Espacial Internacional de volta

Leia também

Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução


Como a falha do campo magnético da Terra pode ter impulsionado a evolução da vida


Veja o que jornal britânico revelou sobre o quadro de saúde de Kate Middleton


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Influencer gera revolta em visita à Casa de Anne Frank: 'Viveu melhor do que nós'


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria