Entenda - Getty Images
Roma Antiga

Arqueólogos descobrem afresco erótico num quarto de Pompeia

O desenho representa a união entre a rainha mitológica Leda, mãe de Helena de Troia, com o deus romano Júpiter, retratado com forma de cisne

Mariana Ribas Publicado em 21/11/2018, às 13h10 - Atualizado às 13h42

A rainha Leda encara o mundo com olhar sensual, enquanto apoia entre suas pernas um cisne, que na verdade é o deus romano Júpiter. Essa cena erótica decorava a parede de um quarto de Pompeia, na Itália. Esse é a cena de um afresco que acaba de ser descoberto por uma equipe de arqueólogos.

“Leda observa o espectador com uma sensualidade que é absolutamente pronunciada", explica Massimo Osanna, diretor do parque arqueológico de Pompeia, ao explicar a importância da descoberta. Leda é uma rainha espartana muito citada pela mitologia grega antiga. teria tido filhos de diferentes deuses, incluindo Zeus, e teria sido mãe de Helena de Troia. E a manifestação de Júpiter como cisne também era comum na época.

Afresco recém-descoberto em PompéiaReprodução/Cesare Abbate

Retratos da rainha junto com o deus são comuns em duas cidades da Roma antiga, Pompeia e Herculano, ambas destruídas no ano 79 a.C. pela erupção do vulcão Vesúvio. Neste caso, pela riqueza das cores e pelo olhar de Leda, tudo indica que o dono da casa era rico e pagou caro pelo trabalho.

"É o mito do amor, com uma sensualidade explícita em um quarto onde, obviamente, além do sono, poderia haver outras atividades", afirma Osanna.

Itália História notícias Massimo Osanna Zeus afresco Leda arte erótica

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria