Representação do asteroide - Divulgação/ Johns Hopkins/ Nasa
Espaço

Asteroide gigante vai passar próximo da Terra nesta noite

Segundo a Nasa, o corpo celeste com um quilômetro de largura estará mais próximo do nosso planeta por volta das 18h50

Redação Publicado em 18/01/2022, às 18h00

Na noite desta terça-feira, 18, um enorme asteroide irá passar pela Terra, a uma velocidade de pelo menos 76.192 km/h. Segundo a Nasa, via G1, o ponto em que a trajetória do corpo celeste estará mais próxima do nosso planeta será às 18h50.

Chamado de 7482 (1994 PC1), o asteroide tem cerca de um quilômetro de largura e deve passar por nós a uma distância de dois milhões de quilômetros. Por isso, inclusive, ele não poderá ser visto a olho nu do nosso planeta, ainda conforme a Nasa.

Acredita-se, no entanto, que essa será a menor distância de um asteroide com a Terra nos próximos dois séculos. Isso porque, para ser considerado um objeto que "se aproximou da Terra", o corpo celeste tem que se aproximar a pelo menos 48 milhões de quilômetros do nosso planeta — como é o caso do asteroide 7482.

Este não será, no entanto, o único evento espacial de 2022. Acontece que, em novembro do ano passado, a Nasa lançou uma missão teste de defesa, com o objetivo de nos proteger de futuras ameaças, cujo alvo é o satélite Dimorphos.

Com o tamanho de um campo de futebol, o corpo celeste orbita um asteroide cinco vezes maior, o chamado Didymos. O impacto com o Dimorphos, programado para setembro de 2022, então, será tão intenso que poderá causar a primeira chuva de meteoros já provocada pela interferência humana.

ciência Nasa Espaço notícia asteroide corpo celeste

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada