- Reprodução/ David Mearns
Navegações

Astrolábio português de 1503 é o mais antigo do mundo

Instrumento usado em expedição de Vasco da Gama acaba de entrar para o Guinness Book

Letícia Yazbek Publicado em 20/03/2019, às 17h00

Uma rara ferramenta de navegação naufragada em 1503 acaba de entrar para o Guinness Book como o astrolábio mais antigo do mundo.

O objeto estava a bordo de uma das duas embarcações comandadas por Vasco da Gama que foram ao fundo do mar durante a quarta armada de Portugal às Índias. Após uma forte tempestade, as naus Esmeralda e São Pedro afundaram perto da ilha de Al Hallaniyah, a poucos quilômetros do litoral de Omã.

A relíquia foi encontrada durante escavações conduzidas no local em 2014, por pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra. No último sábado, 16 de março, mais detalhes sobre a descoberta foram publicados no periódico International Journal of Nautical Archaeology.

Os especialistas acreditam que o astrolábio tenha sido construído entre 1496 e 1501. Formado por um disco leve e pequeno, com 344 gramas e 17,5 centímetros de diâmetro, o objeto ostenta o brasão de armas de Portugal.

Na Era dos Descobrimentos, o instrumento significou um avanço tecnológico: determinava a posição dos astros no céu e indicava a direção a ser seguida.

História descoberta Vasco da Gama escavação Guinness Book instrumento Grandes Navegações recorde astros astrolábio Era dos Descobrimentos antigo expedições posição direção

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington