Montagem mostrando fotografia só de Jim Hines, e outra de quando ele quebrou seu recorde histórico (de regata escura, ele ocupa a terceira pista) - Getty Images e Domínio Público
Jim Hines

Atleta que marcou história dos 100 metros rasos morre aos 76 anos

Jim Hines foi o primeiro homem a conseguir correr 100 metros em menos de 10 segundos; entenda!

Redação Publicado em 06/06/2023, às 10h22

O ex-atleta olímpico Jim Hines faleceu no último sábado, 3, aos 76 anos. Ele é conhecido por ter se tornado, em junho de 1968, o primeiro homem a correr 100 metros em menos de 10 segundos.

A conquista, vale mencionar, foi uma das primeiras a serem cronometradas de forma eletrônica — até então, essa marcação de tempo era feita manualmente. 

Seu recorde de 9,95 segundos, que lhe rendeu uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da cidade do México, apenas seria quebrado por outro maratonista quinze anos mais tarde. 

Além disso, segundo informado pela CNN, Hines teria, durante o mesmo campeonato, conquistado um recorde na categoria dos 400 metros, que conseguiu completar em 38,24 segundos. 

Fama 

O legado do norte-americano para o mundo do esporte ainda inclui sua posterior carreira de dois anos na Liga Nacional de Futebol dos EUA (NFL, na sigla em inglês), embora sua velocidade impressionante seja o que realmente o tornou famoso. 

Jim Hines também faz parte do Hall da Fama da "USA Track & Field", que é um órgão do governo estadunidense que administra corridas. Sua causa de morte, por sua vez, não foi divulgada. 

morte recorde Corredor maratonista Jim Hines atleta olímpico

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência