O ator Leonardo DiCaprio - Getty Images
Leonardo DiCaprio

Ator Leonardo DiCaprio faz campanha contra PL do Marco Temporal

Ator norte-americano realizou declaração sobre o tema por meio de publicação no Twitter

Giovanna Gomes Publicado em 09/06/2023, às 14h32

O ator Leonardo DiCaprio utilizou seu perfil no Twitter para se posicionar contra a aprovação do projeto de lei (PL) 2.903/23, conhecido como Marco Temporal, no Senado Federal. 

Se o Senado do Brasil aprovar o PL 2903, será catastrófico para a Amazônia, os povos indígenas que vivem lá e nosso planeta”, escreveu o norte-americano, nesta quinta-feira, 8.

Segundo informações do portal Metópoles, o artista, que é ativista pelos direitos dos povos indígenas brasileiros, ainda compartilhou um link para uma petição on-line e mencionou o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O que diz o PL

No final de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 490/07, que estabelece que os povos indígenas terão direito apenas às terras ocupadas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Como destacou a fonte, o texto teve uma tramitação rápida na Casa para expressar a posição do Legislativo enquanto a tese jurídica seria discutida no Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar disso, o presidente Rodrigo Pacheco anunciou publicamente que o projeto não terá uma tramitação de urgência para agilizar o processo de votação na Casa.

Além de estabelecer o Marco Temporal nas terras indígenas, o projeto de lei também permite a exploração de recursos naturais, como o garimpo, dentro dos territórios protegidos, bem como o contato com comunidades recentemente contatadas.

Brasil notícias senado ator Leonardo DiCaprio marco temporal terras indígenas

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência