Elize durante as gravações do documentário - Divulgação / Netflix
Crimes

Jornalista lança biografia não autorizada sobre Elize Matsunaga

"Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido", de Ullisses Campbell, apresenta os bastidores do crime que escandalizou o Brasil

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 14/07/2021, às 12h20 - Atualizado em 25/08/2021, às 09h30

Recém-lançada pela Editora Matrix, a biografia não autorizada "Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido", investiga a vida completa da criminosa.

Escrita pelo conceituado jornalista Ullisses Campbell, a obra apresenta os detalhes do crime que escandalizou a sociedade brasileira em 2012. 

Em primeiro lugar na lista de mais vendidos da Amazon, na categoria Biografias de Crimes e Criminosos, o livro revela os bastidores de um dos crimes mais chocantes da história brasileira.

O caso

Em entrevista ao UOL News, Ullisses Campbell revelou que Elize não matou o então marido Marcos Matsunaga por dinheiro. Além disso, o escritor disse que o livro corrige algumas informações, como o fato da vítima não ser herdeira da empresa Yoki. 

Capa da obra 'Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido' (2021) / Crédito: Divulgação / Ullisses Campbell

 

Uma coisa que o livro corrige é que Marcos não era herdeiro da empresa, ele tinha menos de 1% da Yoki. A Yoki era de duas irmãs, cada uma delas tinha 38,5%, uma dessas irmãs era mãe do Marcos e o pai dele era CEO da Yoki. Ou seja, Marcos não era um dos executivos", comentou Ullisses Campbell ao portal UOL. 

Já em entrevista ao Universa, da UOL, o biógrafo de Elize Matsunaga, afirmou que a técnica em enfermagem recebeu R$ 900 mil após a morte do empresário. Outro ponto considerado pelo jornalista foram os laudos de três psicólogos e um psiquiatra, que teriam afirmado que a mulher possui indícios de psicopatia. 

A apuração 

Para escrever a obra, o jornalista investigou a fundo a vida dela, como a juventude em sua cidade natal, em Chopinzinho, no Paraná. Dentre os fatos apurados, ele descobriu que ela teria sido expulsa de casa, após o padrasto tê-la estuprado e afirmado que a então adolescente teria o seduzido. 

Ullisses Campbell investigou, ainda, o passado na prostituição. Para isso ele contatou a sua antiga 'mentora'. 

Elize Matsunaga em série documental / Crédito: Divulgação / Netflix

 

Ela me contou que Elize se apaixonava pelos clientes, tinha uma carência muito grande, e achava que encontraria o amor da sua vida”, disse o escritor em entrevista ao Universa.

Conforme o jornalista, no decorrer da biografia não autorizada, os leitores irão se deparar com relatos da conflituosa relação entre Elize e Marcos Matsunaga. 

Se uma noite qualquer ele queria transar mas ela não estava disposta, ele dizia: 'mas e quando você era prostituta e não podia negar?'”, revelou o biógrafo. 

A obra apresenta, ainda, uma apuração minuciosa do julgamento que, em 2016, condenou a técnica em enfermagem à 19 anos e 11 meses de prisão. Por outro lado, conforme o especialista, Elize nunca foi julgada pelas outras detentas da penitenciária de Tremembé, onde cumpre sua pena atualmente.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Ullisses Campbell disponíveis na Amazon: 

Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido, de Ullisses Campbell (2021) - https://amzn.to/3ya7swt

Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido Kindle, de Ullisses Campbell (2021) - https://amzn.to/3kj4wsJ

Suzane: assassina e manipuladora, de Ullisses Campbell (2020) - https://amzn.to/3xEvv7y

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

livro Crimes biografia Amazon Yoki Ullisses Campbell Elize Matsunaga

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!