O presidente Jair Bolsonaro - Getty Images
Brasil

Bolsonaro cria comitê de enfrentamento à Covid para indígenas

A medida foi tomada quase dois anos após o início da pandemia

Redação Publicado em 11/01/2022, às 16h15

Foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira, 11, o decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) o qual determina a criação do Comitê Gestor dos Planos de Enfrentamento da Covid-19 para os Povos Indígenas. 

Segundo informações presentes no texto, o novo comitê tem como objetivo promover o monitoramento de ações de combate à pandemia em defesa dos povos indígenas que vivem em isolamento ou que tiveram contato recente.

De acordo com o portal de notícias G1, a comissão, que foi criada quase dois anos após o início da pandemia no Brasil, deverá adotar medidas que visem a proteção e a promoção da saúde dos indígenas.

Conforme informou a fonte, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou em julho de 2020 a adoção, por parte do governo federal, de cinco medidas para proteger as comunidades indígenas da Covid-19.

"Na atual situação, em que há uma pandemia em curso, os povos em isolamento e de contato recente são os mais expostos ao risco de contágio e de extinção. Isso ocorre em razão das condições de vulnerabilidade imunológica e sociocultural já narradas", escreveu Barroso na época.

Indígenas pandemia Bolsonaro covid decreto dois anos

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?