Homenagem do Google ao chilaquiles - Reprodução/Google
Chilaquiles

Chilaquiles: Veja a história do prato homenageado pelo Google

Nesta quinta-feira, 23, o Doodle, do Google, homenageia um prato muito querido entre os mexicanos: o chilaquiles; conheça!

Éric Moreira Publicado em 23/05/2024, às 09h32 - Atualizado às 17h05

Nesta quinta-feira, 23, o Google faz uma homenagem em seu Doodle a algo bastante diferente de figuras ou eventos históricos relevantes: um prato típico mexicano, o chilaquiles.

Segundo o site do GoogleDooles, a razão para a homenagem é que a primeira receita deste prato amplamente conhecida foi publicada neste dia, em 1962. Basicamente, o prato consiste em tortillas com molho apimentado e tomate, sendo consumido principalmente em cafés da manhã ou em lanchinhos da madrugada.

A origem de seu nome, chilaquiles, é da língua asteca Nahuatl, que significa basicamente "pimentões e verduras". Parte de sua composição também se deve ao uso de tortillas velhas, devido à prevalência do milho no México.

Essa refeição pode ser encontrada em cardápios de café da manhã e brunch de todo o México, e também em partes do sudoeste dos Estados Unidos, e seu preparo pode ter algumas variações. Mas, em geral, ele consiste em tortillas fritas guarnecidas com creme, cebola, alho, tomate, e claro que não poderiam faltar pimentas. Algumas variações podem inclusive ter queijo branco fresco, abacate e ovos.

+ De gafanhotos mexicanos a ovo centenário chinês: As histórias por trás das comidas de rua

Prato de chilaquiles / Crédito: Foto por Samuel Arzate pelo Pixabay

 

Fora do Tex-Mex

Em geral, quando pensamos em comida mexicana, logo vem à mente as fajitas, nachos, tacos, burritos... Porém, muitos deles — ou pelo menos as versões mais famosas — não são exatamente de origem mexicana, sendo chamados de "Tex-Mex"; uma mistura de "Texas" e "México", indicando que são pratos nascidos nos Estados Unidos, na fronteira com o México, mas sob grande influência de pratos e de pessoas de origem mexicana.

Em geral, a comida mexicana não conta com tanta carne moída ou queijo cheddar, como muitos pensam. Em vez disso, são mais comuns tortillas moles de milho, carne de porco, cebola, limão, coentro e queijos frescos, segundo a Super Interessante.

Porém, é importante destacar que, da mesma forma como não se pode resumir a gastronomia brasileira em apenas um prato, visto que temos uma enorme variedade de pratos e culturas, com o México não é tão diferente.

Cada região do país possui suas próprias peculiaridades, que vão desde doces a ensopados — bem, talvez exceto pelo chilaquiles; este prato é um café da manhã quase nacional e absoluto para os mexicanos.

México curiosidades notícias gastronomia culinária homenagem Google Doodle chilaquiles

Leia também

Moedas romanas são descobertas nas Ilhas do Canal, na costa da França


Túmulo de 5300 anos é encontrado por arqueólogos na Tchéquia


Vendedores de salsicha austríacos buscam proteção da Unesco


Homem sobrevive após passar 10 dias perdido em montanhas na Califórnia


Surfista que atuou em 'Piratas do Caribe' morre após ataque de tubarão no Havaí


Homem é inocentado após 20 anos no corredor da morte nos EUA