Templo em Mogao, China - Reprodução
Arqueologia

China e Camboja assinam acordo que reforça cooperação patrimonial

Com a iniciativa, os centros budistas de Angkor Wat e a Gruta de Mogao terão relações de cuidado mútuo e muito mais. Entenda!

André Nogueira Publicado em 28/05/2019, às 12h00

Neste mês, foi assinado um acordo multilateral entre os institutos culturais das Grutas de Mogao, em Dunhuang, noroeste chinês, e o complexo de Angkor Wat, no Camboja, com o objetivo de promover intercâmbios culturais e educativos entre os dois centros patrimoniais mundialmente conhecidos.

O acordo é uma iniciativa assinada em conjunto pela Academia de Dunhuang e pela Autoridade para a Proteção de Angkor e Região de Angkor.

Assim, as duas partes colaborarão entre si em favor da realização de atividades culturais de conservação patrimonial, compartilhamento e intercâmbio de materiais de pesquisa.  Além disso, também será incentivada a solicitação de projetos de pesquisa em estudos dos patrimônios antigos e a realização de exposições para promover intercâmbios culturais.

Angkor Wat, Camboja / Crédito: Reprodução

 

A iniciativa tem um peso econômico relevante: os complexos patrimoniais são tombados pela UNESCO como Patrimônio Mundial e atraem diversos turistas de todo o mundo anualmente.

Nos últimos 30 anos, a China e o Camboja tiveram um processo de aproximação, resultando em uma ampla cooperação internacional (incluindo outras nações) pela restauração de afrescos e esculturas, além da proteção das relíquias culturais budistas que compõe os dois centros materiais.

China UNESCO Angkor Wat Ásia pesquisa Camboja budismo acordo Educação Patrimonial Grutas de Mogao

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada