Fotografia do torque de diversos ângulos - Divulgação/ Conselho do Condado de Norfolk
Arqueologia

Joia retorcida de ouro da Idade do Bronze é descoberta na Inglaterra

A delicada peça foi fabricada com técnicas "muito inteligentes", segundo avaliou a historiadora Helen Geake, do Reino Unido

Ingredi Brunato Publicado em 11/12/2023, às 12h13

Em Norfolk, um condado da Inglaterra, um belo torque — aro rígido de metal — que remonta à Idade do Bronze foi encontrado graças a um detector de metais. A joia antiga é feita de ouro retorcido, tendo sido moldada em duas espirais. 

É feito de maneira muito inteligente e enfatiza como os artesãos da Idade do Bronze eram bons com o ouro (...) É bem pequeno e você tem que olhar para o final e ver que não é uma peça antiga de metal retorcido, é realmente muito bem feito", apontou Helen Geake, historiadora envolvida no estudo da relíquia, conforme repercutiu a BBC. 

Vale apontar que, embora diversos outros pequenos torques como esse já tenham sido descobertos antes, os especialistas ainda não sabem exatamente qual a finalidade deles para o povo da época. 

"Talvez fosse para colocar de volta em uma panela para ser derretido e usado para criar algo novo - ou poderia ser uma pequena oferenda aos deuses", especulou Geake.

Desdobramentos 

Ainda de acordo com a BBC, o artefato de ouro foi declarado como um tesouro pelas autoridades de Norfolk, de forma que será encaminhado para integrar o acervo do museu arqueológico do condado.  

Inglaterra notícias arqueologia Idade do Bronze

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência