O portal de Nova York - Getty Images
Mundo

Com novas medidas de segurança, portais que ligam NY a Dublin restabelecem conexão

Os portais, idealizados pelo artista lituano Benediktas Gylys, foram fechados temporariamente pelo comportamento inadequados dos usuários

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/05/2024, às 17h20

Na última semana, dois portais com webcam ligando Nova York, nos Estados Unidos, e Dublin, na Irlanda, foram temporariamente desligados em razão do comportamento inadequados dos usuários, que incluiu episódios de ofensas, cenas de nudez e até referências ao 11 de setembro.

Apesar disso, a conexão foi restabelecida no último domingo, 19, com novas ferramentas para evitar incidentes como os mencionados acima. As medidas implementadas incluem um dispositivo anti troll, horário de funcionamento limitado e maior segurança.

Conforme repercutido pelo G1, os equipamentos, idealizados pelo artista lituano Benediktas Gylys, possuem uma webcam com transmissão em tempo real, para ligar as pessoas dos diferentes países e promover interações.

Após viralizar vídeos mostrando os comportamentos inadequados logo após a abertura do portal na cidade americana, as autoridades implementaram medidas para conter tais incidentes. Barreiras físicas foram instaladas em ambos os lados do portal, e seguranças foram posicionados no local para garantir a segurança pública.

Essas mudanças foram uma resposta direta às preocupações levantadas pelas autoridades locais de Nova York e Dublin, que exigiram a implementação de soluções técnicas e logísticas para lidar com os comportamentos inadequados. 

Polêmicas

Após a abertura dos portais, a reação inicial do público foi marcada por euforia, manifestada via acenos, danças e brincadeiras. No entanto, rapidamente foram observadas cenas de nudez, gestos obscenos e até referências ao atentado de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas.

Após os incidentes, Benediktas Gylys, o criador dos portais, não respondeu aos pedidos de resposta da Associated Press. No entanto, sua organização, "Portals.org", afirmou que incentiva o comportamento respeitoso entre as pessoas que interagem com os portais.

Estados Unidos Nova York Irlanda Segurança Dublin portal

Leia também

Vendedores de salsicha austríacos buscam proteção da Unesco


Homem sobrevive após passar 10 dias perdido em montanhas na Califórnia


Surfista que atuou em 'Piratas do Caribe' morre após ataque de tubarão no Havaí


Homem é inocentado após 20 anos no corredor da morte nos EUA


Princesa Charlotte, filha de William e Kate, teria 'devolvido' presente luxuoso


Príncipe William e Kate Middleton planejam encorajar os filhos 'a saírem' da realeza, diz fonte