Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Premiê irlandês se desculpa com entregador brasileiro por xenofobia

Após impedir ataque à faca em escola de Dublin, na Irlanda, o brasileiro Caio Benicio foi considerado herói no país assolado por onde xenofóbica

Redação Publicado em 29/11/2023, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, e o brasileiro Caio Benício, respectivamente - Getty Images
O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, e o brasileiro Caio Benício, respectivamente - Getty Images

Na última semana, o brasileiroCaio Benício, que trabalha como entregador em Dublin, capital da Irlanda, teve um momento de virada em sua vida quando, sem pensar, interviu em um ataque a uma escola feito por um homem com uma faca. Porém, mesmo que ele, um estrangeiro, venha sendo considerado herói no país na última semana, uma grande onda de xenofobia vem se propagando por lá.

Após o ataque, correram boatos — ainda não confirmados — de que o homem por trás do ataque também fosse um estrangeiro. Por isso, eclordiram uma série de manifestações anti-imigração de grupos de extrema-direita, que vêm reclamando de "tratamentos especiais" do governo aos estrangeiros, enquanto gritam "a Irlanda está cheia". 

Em entrevista ao The Journal, veículo irlandês, Benício já havia opinado anteriormente que os protestos "não fazem sentido algum. Eu mesmo sou imigrante e eu que ajudei". Reconhecendo isso, recentemente o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, encontrou-se pessoalmente com o brasileiro e o agradeceu pela heroica atitude na quinta-feira, 23, além de se desculpar pelas manifestações xenofóbicas no país.

Ele [Varadkar] fez questão de me cumprimentar pessoalmente, me agradecer em nome de todo o povo da Irlanda. Disse também que ficou muito envergonhado com os atos que houve depois", conta Caio Benício ao g1. "Não posso pensar só em mim agora. Nesse momento muito polarizado, na Europa e aqui, a minha imagem está servindo de esperança para essa população que sofre tanto, é isso está ajudando no dia a dia deles."

+ Quanto arrecadou a vaquinha para o brasileiro que impediu ataque em Dublin?

Caio Benício / Crédito: Getty Images

Entenda o caso

Era quinta-feira, 23, quando Caio Benício, que trabalha como motoboy na Irlanda, presenciou uma confusão próxima a uma escola na cidade de Dublin, em meio a uma entrega. A primeiro momento, ele pensou se tratar de uma briga de casal, percebendo que envolvia um homem e uma mulher — porém, depois viu que o homem empunhava uma faca, o que o fez reagir imediatamente: ele tirou seu capacete e, com apenas um golpe, derrubou o agressor.

Ao todo, cinco pessoas se feriram no incidente, das quais três eram crianças. Felizmente, a intervenção do brasileiro foi crucial para que o número de feridos não fosse maior, além de ninguém ter morrido. O caso mais preocupante foi de uma menina de 5 anos, que foi esfaqueada e teve seu coração atingido, mas ela já passou por cirurgia e vem se recuperando.