Medicamento pode diminuir a resposta do sistema imunológico levando a uma piora de quadros infecciosos - Pixabay
Coronavírus

Confira qual medicamento não é recomendado no tratamento do Covid-19

Organização Mundial da Saúde (OMS), não aconselha o uso de princípio ativo presente em alguns remédios para dor de cabeça

Penélope Coelho Publicado em 18/03/2020, às 10h20

Uma pesquisa divulgada pela revista científica The Lancet, que analisou pacientes chineses diabéticos e hipertensos com diagnóstico confirmado de coronavírus, revelou a hipótese de que o ibuprofeno poderia deixar as células do pulmão mais vulneráveis, o que facilita a multiplicação do vírus nesses pacientes, piorando o quadro clínico.

Após a divulgação desse estudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última terça- feira, 17, passou a recomendar que pessoas com sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno para aliviá-los.

O ibuprofeno é um analgésico e anti-inflamatório, usado no combate a febre, dor e cólicas, presente em medicamentos como:  Advil, Alivium, Buscofem, Dalsy, Doraliv, Doraplax,  Uniprofeno, entre outros.  Ele é mais usado em países como os Estados Unidos, já que, no Brasil, a dipirona e o paracetamol são mais populares — e são esses os medicamentos recomendados pelos médicos para substituir o ibuprofeno em casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que o ministério está examinando as recomendações da OMS, e que, ainda nesta quarta, 18, vai emitir uma nota de esclarecimento sobre o uso do ibuprofeno. Vale lembrar que antes de suspender qualquer medicação é preciso buscar orientação médica.

coronavírus Organização Mundial da Saúde Medicação Ibuprofeno

Leia também

Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada