Imagem ilustrativa - PxHere
Curiosidades

Corvos recolherão bitucas de cigarro em cidade sueca

Projeto piloto já começou a ser implementado em Södertälje, perto de Estocolmo

Redação Publicado em 01/02/2022, às 11h39

Bitucas de cigarro serão recolhidas por corvos na mais nova campanha de redução de custos criada por uma empresa para uma cidade sueca, que contará com as aves para retirar os resíduos de suas ruas e praças.

A tarefa será realizada pelo animal que depositará o material recolhido nas vias públicas de Södertälje, perto de Estocolmo, e receberá um pouco de comida em uma máquina sob medida projetada especialmente para o projeto por uma startup local.

Segundo a Fundação Keep Sweden Tidy, as ruas da Suécia são sujas com mais de 1 bilhão de pontas de cigarro por ano, o que representa 62% de todo o lixo coletado anualmente no país.

A cidade em questão, por exemplo, gasta £ 1,6 milhão somente em limpeza. Segundo Christian Günther-Hanssen, fundador da Corvid Cleaning, empresa responsável pelo projeto, o método poderia economizar cerca de 75% desses custos.

“São aves selvagens que participam voluntariamente”, explicou. “Eles são mais fáceis de ensinar e também há uma chance maior de aprenderem uns com os outros. Ao mesmo tempo, há um risco menor de eles comerem qualquer lixo por engano”.

“A estimativa para o custo de pegar pontas de cigarro hoje é de cerca de 80 öre [troco sueco] ou mais por ponta de cigarro, alguns dizem que duas coroas. Se os corvos pegarem pontas de cigarro, isso seria talvez 20 öre por ponta de cigarro. A economia para o município depende de quantas pontas de cigarro os corvos pegam”, acrescentou.

Um projeto piloto está sendo feito em uma região antes da implementação em toda a cidade e a saúde dos animais está sendo levada em consideração pela empresa.

Segundo pesquisas consultadas pelo The Guardian, os corvos usados pela campanha são os da Nova Caledônia, que possuem inteligência comparável a de uma criança de sete anos.

História notícia Suécia projeto corvo bituca de cigarro

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?