Quebec em meio à pandemia - Getty Images
Canadá

Covid-19: Quebec irá cobrar impostos de não vacinados

‘Representam um fardo financeiro para todos’, disse o primeiro-ministro da província canadense

Penélope Coelho Publicado em 12/01/2022, às 09h54 - Atualizado às 09h56

Na última terça-feira, 11, a província canadense do Quebec anunciou novas medidas em meio ao aumento de casos de Covid-19, com a propagação da nova variante do vírus, ômicron.

Segundo as autoridades locais, nas próximas semanas entrará em vigor a cobrança de um imposto sanitário, para aqueles que não se vacinaram contra o novo coronavírus. Ainda não foi informado o valor da taxa. 

O primeiro-ministro do Quebec, François Legault, justificou a decisão em comunicado. As informações são do jornal O Globo:

Estamos trabalhando em uma contribuição de saúde para todos os adultos que se recusam a ser vacinados, pois eles representam um fardo financeiro para todos os quebequenses”.

Na região, cerca de 10% da população ainda não recebeu pelo menos uma dose do imunizante, para Legault, os não vacinados não deveriam “prejudicar” os 90% que já foram imunizados.

Não cabe a todos os quebequenses pagar por isso [...] Sinto certo descontentamento com a minoria não vacinada que, considerando tudo, obstrui nossos hospitais” disse o primeiro-ministro.

Segundo revelado na reportagem, atualmente o Quebec — província com cerca de 8 milhões de habitantes — conta com 2.742 mil pessoas hospitalizadas com Covid-19 e de 255 pessoas terapia intensiva.

notícias Canadá pandemia vacina Imposto covid-19 taxa Quebec

Leia também

Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto