Sepultura de 48 pessoas mortas pela Peste Negra é encontrada - University of Sheffield
Inglaterra

Em descoberta importante, sepultura de 48 pessoas mortas pela Peste Negra é encontrada no Reino Unido

Entre os restos mortais encontrados, 17 deles pertenciam a crianças e, auxiliaram os estudiosos a entender o efeito da doença em áreas rurais

Fabio Previdelli Publicado em 02/04/2020, às 09h00

Uma análise feita em uma vala comum, onde estavam presentes os restos de 48 pessoas, constatou que todas elas morreram de Peste Negra. A descoberta feita em Thornton Abbey Lincolnshire, no Reino Unido, que remonta ao século 14, está sendo rotulada como uma das mais importantes do país — já que fornece uma nova visão de como a pandemia mortal afetou as comunidades rurais.

A Peste Negra, também conhecida como peste bubônica, resultou na morte de metade da população da Inglaterra. O fato de não haver muitas evidências arqueológicas desse período, tornam a vala de Thornton Abbey uma descoberta única.

Anteriormente, pensava-se que as áreas rurais não eram tão afetadas pela praga quanto os ambientes urbanos — onde mais valas comuns foram encontradas. Mas o achado ajuda a quebrar esse estigma.

Pesquisadores analisando os restos mortais encontrados / Crédito: University of Sheffield

 

A má preservação no local indica que por lá pode haver ainda mais corpos que se desintegraram com o passar do tempo. Entre os 48 restos mortais encontrados, 17 deles eram de esqueletos infantis.

O patógeno da peste, a Yersinia pestis, foi confirmado como presente na amostra dos restos mortais. A datação por radiocarbono também permitiu que os pesquisadores determinassem o período em que as mortes aconteceram. A pesquisa completa foi publicada na revista Antiquity.

Inglaterra Peste Negra notícia Restos Mortais vala

Leia também

Tiranossauro rex pode não ter sido tão inteligente quanto pensávamos


Lendária jaqueta usada por Michael Jackson em 'Billie Jean' vai a leilão


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Homem é condenado pelas autoridades dos EUA a 22 anos de prisão por espionagem


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


‘The Office’: Atriz diz ter se recusado a gravar piada ofensiva na série