Arqueólogos acreditam ter descoberto o sistema utilizado para construir a Grande Pirâmide - Reprodução
Egito Antigo

Descoberto importante segredo da construção das pirâmides

Em estudo, arqueólogos apresentaram o que acreditam ser a solução para o mistério sobre como as pedras foram parar lá

Letícia Yazbek Publicado em 05/11/2018, às 16h30 - Atualizado às 16h35

Uma equipe de arqueólogos acredita ter encontrado o sistema utilizado pelos egípcios antigos para construir a Grande Pirâmide, também chamada de Pirâmide de Quéops.

Os especialistas, que trabalham no Institut Français D'archéologie Orientale (Instituto Francês de Arqueologia Oriental), no Cairo, e na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, descobriram os restos de um mecanismo usado para transportar blocos de pedra maciços por volta de 4 500 anos atrás. A descoberta foi feita no sítio de Hatnub, antiga pedreira localizada no deserto oriental do Egito.

“O sistema é formado por uma rampa central ladeada por duas escadarias com vários buracos”, afirma Yannis Gourdon, co-diretor do projeto, à Live Science. “Usando um trenó que carregava um bloco de pedra e estava preso com cordas a postes de madeira, os antigos egípcios conseguiram retirar os blocos de alabastro da pedreira em declives muito íngremes de 20% ou mais”.

Segundo os arqueólogos, as cordas presas ao trenó agiam como um multiplicador de força, facilitando a subida do trenó até a rampa.

"O estudo das marcas dos instrumentos e a presença de duas das inscrições de Khufu nos levaram à conclusão de que esse sistema remonta pelo menos ao reinado de Khufu, o construtor da Grande Pirâmide de Gizé", acrescentou Gpurdon.

“Isso significa que, durante o tempo de Khufu, os antigos egípcios sabiam como mover enormes blocos de pedra usando encostas muito íngremes. Portanto, eles poderiam ter usado esse sistema para a construção de sua pirâmide”.

Egito Antiguidade Hatnub Pirâmide de Quéops Grande Pirâmide do Egito

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria