Caminhão atravessa região desmatada da Amazônia, em imagem de 2017 - Getty Images
Brasil

Desmatamento na Amazônia em 2021 foi o maior nos últimos 14 anos

Segundo o Instituto Imazon, a área desmatada equivale à metade do território de Sergipe

Redação Publicado em 18/01/2022, às 09h47

Conforme anunciou o Instituto Imazon na última segunda-feira, 17, a Amazônia teve, em 2021, a maior área desmatada dos últimos 14 anos. A organização não governamental utilizou imagens de satélite para realizar sua anáise.

O gráfico apresentado pelo instituto aponta que o desmatamento no ano de 2021 teve alta de 29% se comparado a 2020. Foram perdidos, em um único ano, 10.362 km² de floresta nativa, o equivalente à metade do território de Sergipe.

“A gente tem observado alguns fatores, que inclui a redução na fiscalização, principalmente pelo Ibama, que vem desde 2019. Tem também a aplicação de sanções administrativas pelo Ibama, que vem reduzindo. Isso cria um efeito de impunidade”, afirmou Carlos Souza Júnior, pesquisador do Imazon. As informações são do portal de notícias G1.

A fonte também apontou que quase metade do desmatamento se deu em florestas federais e que o problema também foi observado nas unidades de conservação estaduais e federais.

“Existe pressão já no Congresso para a redução de áreas protegidas e, também, existe uma pressão para garimpo, para atividade madeireira nesses territórios que não são permitidas por lei”, explicou o pesquisador.

O Ministério do Meio Ambiente declarou, em nota, que as ações conjuntas entre órgãos federais estão reduzindo a incidência de crimes ambientais. Além disso, apontou que, desde agosto de 2021, os alertas de desmatamento caíram mais de 15% se comparado  ao mesmo período no ano de 2020, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Amazônia floresta satélite desmatamento Imazon legal

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada