Jair Bolsonaro e Putin - Divulgação / G1
Brasil

Documentos da viagem de Bolsonaro à Rússia ficarão sob sigilo por 5 anos

A decisão foi informada pelo Itamaraty, na noite da última terça-feira, 19; entenda

Redação Publicado em 20/04/2022, às 07h29 - Atualizado às 07h34

Na última terça-feira, 19, foi decidido pelo Itamaraty que os documentos da viagem do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, à Rússia ficarão sob sigilo por pelo menos cinco anos.

A decisão a respeito do acesso aos detalhes da viagem ocorreu com a justificativa de que a exposição desses documentos pode “prejudicar” ou “por em risco” a condução de relações internacionais e negociações. As informações são do portal de notícias UOL.

Segundo revelado na reportagem, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) encaminhou um pedido para ter acesso aos registros da viagem, além de pedir esclarecimento para 15 perguntas.

Os questionamentos que mais chamaram a atenção referem-se a possíveis conversas sobre as tensões com a Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan. E também sobre a presença do filho do presidente na viagem, o vereador Carlos Bolsonaro.

Bolsonaro na Rússia

Em meados de fevereiro de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua comitiva realizaram uma viagem até a Rússia. Na ocasião, o político brasileiro se encontrou com Vladimir Putin a convite do próprio presidente russo.

"Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Muito a colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que até mesmo essa passagem por aqui são o retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito com as nossas relações bilaterais", disse Bolsonaro, na época.
Brasil Rússia notícias Vladimir Putin viagem documentos Jair Bolsonaro sigilo Bolsonato

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada