Fotografia do bunker - Divulgação/ Odlanyer Hernández de Lara
Arqueologia

Mais lidas: Durante a Crise dos Mísseis, soldado cubano deixou curiosa mensagem em bunker

A inscrição foi feita durante um dos momentos mais intensos da Guerra Fria

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 04/05/2022, às 14h14 - Atualizado em 07/05/2022, às 09h47

Em 1962, a Guerra Fria passou pelo seu episódio mais tenso: a crise dos mísseis de Cuba, quando chegou ao governo estadunidense a informação de que a União Soviética estava construindo uma base de mísseis nucleares no país caribenho.

Em vista desse fato, os Estados Unidos ameaçaram invadir o território cubano e, durante treze dias, o mundo prendeu em respiração diante da possibilidade de se iniciasse uma Terceira Guerra Mundial. 

No fim, a situação foi resolvida através de um acordo firmado pelas superpotências nucleares: como resultado dele, os soviéticos retiraram sua base militar de Cuba e os norte-americanos desmontaram a sua na Turquia. 

As fortes emoções deste curto, porém marcante, período histórico estão expressas em um interessante registro encontrado por arqueólogos da Fundación Antonio Núñez Jiménez de la Naturaleza y el Hombre (FANJ), conforme repercutido pelo Live Science e repercutido pelo site Aventuras na História na última quarta-feira, 4. 

Fotografia do bunker por outro ângulo /Crédito: Divulgação/ Odlanyer Hernández de Lara

 

Resistência

Durante a crise dos mísseis, o exército de Cuba preparou-se para o pior. Por esse motivo, foi construído um sistema de bunkers e trincheiras próximas à costa da ilha. Foi dentro de uma dessas construções que foi encontrada a desafiadora frase "Aquí no se rinde nadie", (ou, em português, "Aqui ninguém vai se render").

Os pesquisadores acreditam que a inscrição tenha sido feita por um militar cubano referindo-se à possibilidade do ataque estadunidense se concretizar.

O achado e suas implicações foram descritas por Esteban Grau González-Quevedo à convenção anual da Sociedade Americana de Arqueologia (SAA). O artigo científico descrevendo a descoberta, por sua vez, ainda está no processo de ser publicado. 

União Soviética Guerra Fria Turquia Cuba mísseis Terceira Guerra Mundial Tensão base nuclear

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada