Atwood usando um lança-chamas em sua própria obra / Crédito: Divulgação/ Sotheby's - Divulgação/ Sotheby's
Estados Unidos

Edição à prova de fogo de 'O Conto da Aia' é leiloada por valor impressionante

O livro foi testado pela própria autora, Margaret Atwood, armada com um lança-chamas; veja o vídeo!

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 08/06/2022, às 10h51

A casa de leilões Sotheby's, dos Estados Unidos, realizou um evento na última terça-feira, 7, em que colocou à venda uma cópia única do clássico "O Conto da Aia", uma fascinante obra distópica de 1985 que se tornou um ícone feminista e inspirou uma série de mesmo nome em anos mais recentes. 

A edição se diferencia de outras por ser nada menos que à prova de fogo — isso mesmo, o livro leiloado era não-inflamável, e para provar esse seu caráter inusitado, a ocasião contou com a presença da própria autora, Margaret Atwood, armada de um lança-chamas. 

A escritora canadense de 82 anos comentou a experiência surreal através de sua conta oficial do Twitter: "Eu nunca pensei que tentaria queimar um de meus próprios livros... e falharia", observou, segundo repercutido pela CNN. 

O objeto foi arrematado pela quantia de 130 mil dólares, ou o equivalente a mais de 632 mil reais na cotação atual. 

Simbólico 

Trecho de vídeo mostrando o livro leiloado / Crédito: Divulgação/ Sotheby's

 

Mais do que um item útil para colecionadores com medo de incêndios, a cópia à prova de fogo de "O Conto da Aia" foi criada como um símbolo de resistência em meio a um contexto de proibição de livros em escolas dos Estados Unidos. 

Entre julho de 2021 e março de 2022, um total de 1.586 títulos diferentes teriam sido proibidos em bibliotecas escolares através do país, somando as proibições feitas por estado norte-americano, conforme dados da PEN America, uma ONG dedicada à defesa da liberdade de expressão, e também a instituição que receberá os lucros do leilão. 

Dentro deste grupo de obras banidas que, para o órgão, inclui uma quantidade preocupante de narrativas centradas em pessoas de cor e pertencentes à comunidade LGBTQ+, está também, com frequência, o clássico escrito por Margaret Atwood

Não é a primeira vez que a instigante história, que já possui quase quarenta décadas desde sua publicação original, passa por censuras: 

'O Conto da Aia' foi banido muitas vezes. Vamos torcer para que não cheguemos ao estágio de queima de livros aos montes, como em 'Fahrenheit 451'. Mas, se o fizermos, vamos torcer para que alguns livros se mostrem ininflamáveis — que eles viajem no subsolo, como os livros proibidos faziam na União Soviética", afirmou Atwood em um comunicado publicado pela Sotheby's. 

Confira abaixo um vídeo sobre a edição de "O Conto da Aia", que, pela primeira vez na História, é não apenas metaforicamente resistente a chamas, mas também literalmente: 

Leilão livro o conto da aia lança-chamas Margaret Atwood Sotheby's à prova de fogo

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada