Stefan Jagsch - AFP
Europa

Eleição de prefeito neonazista causa indignação na Alemanha

Stefan Jagsch, membro do partido de extrema-direita NPD, foi o único candidato a prefeito de Waldsiedlung, cidade de 2.650 habitantes. Líderes de outros partidos tentam anular a eleição

Vinícius Buono Publicado em 10/09/2019, às 10h00

A eleição do neonazi Stefan Jagsch para prefeito de Waldsiedlung, uma pequena cidade de 2650 habitantes no centro da Alemanha, causou fúria e indignação nos políticos do país. Ele é membro do NPD (sigla em alemão para Partido Democrático Nacional), partido de extrema-direita que é considerado inconstitucional.

Jagsch foi eleito de maneira unânime pelos sete conselheiros da cidade por um motivo bem simples: ele era o único candidato. O representante do partido da Chanceler Angela Merkel, CDU (Democratas Cristãos), bem como os de organizações mais à esquerda como os Social Democratas (SPD) e os Liberais (FDP) votaram por Jagsch apenas para preencher o vácuo.

A decisão, porém, gerou furor nas altas cúpulas dos partidos. Líderes vieram a público, inclusive nas redes sociais, dizer que não cooperam com nazistas em nenhum nível, que a eleição devia ser anulada e que os objetivos do NPD não são democráticos.

O partido foi considerado inconstitucional pela justiça alemã em 2017, mas sobreviveu aos pedidos de banimento por não ser considerado capaz de alterar a ordem democrática do país.

O filósofo irlandês Edmund Burke (1729-1797) dizia que tudo o que o mal precisa para vencer é que os bons não façam nada. Tal decisão da justiça da Alemanha parece ainda mais contestável quando se lembra que o Partido Nazista saltou de apenas 12 cadeiras no Reichstag, número inexpressivo e também incapaz de alterar qualquer ordem, para 107 após as eleições de 1930. Sem que ninguém a exponha como farsa, a história pode, sim, se repetir como tragédia.

Nazismo Alemanha Neonazismo Política

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto