A rainha Elizabeth II - Getty Images
Elizabeth II

Elizabeth II: Quanto custou o funeral da rainha?

A rainha Elizabeth II morreu no final do último ano

Redação Publicado em 19/05/2023, às 14h47

Pela primeira vez, desde a morte da rainha Elizabeth II no final do último ano, o governo britânico revelou os gastos que o falecimento da monarca causou aos cofres públicos.

Na ocasião, os eventos relacionados à morte de Elizabeth custaram aproximadamente para o Reino Unido um valor de 162 milhões de libras, o que, em real, equivale à cerca de R$ 997 milhões. As informações foram reveladas na última quinta-feira, 18, pelo Tesouro britânico em sua primeira estimativa pública e repercutidas pela DW e UOL. 

A contar do momento em que o ex-primeiro-ministro Winston Churchill morreu, em 1965, o funeral de Estado que aconteceu em 19 de setembro de 2022 para a rainha foi o primeiro desde aquele ano. 

A cerimônia contou com uma vasta operação de segurança para chefes de estado e integrantes da realeza britânica, além disso, muitas pessoas se organizaram em filas para ver o caixão da rainha no Westminster Hall, em Londres, e em Edimburgo, na Escócia. 

Custos  

Em uma declaração feita por escrito ao Parlamento britânico, o secretário do Tesouro, John Glen, relatou que, no total, o evento custou um valor de 161,7 milhões de libras. Dentro deste valor, a maior parte, cerca de 73,7 bilhões de libras, foi gasta pelo Ministério do Interior, que estavam responsáveis pelo policiamento do local. Ainda, o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte gastou 57,4 milhões de libras, e o governo da Escócia fez uso de 18,8 milhões de libras.

A rainha Elizabeth II faleceu em 8 de setembro, aos 96 anos em sua propriedade em Balmoral, na Escócia. 

Reino Unido Escócia funeral Elizabeth II

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência