Alemães em combate com os herero - Richard Knötel/Wikimedia Commons
Alemanha

Em acordo histórico, Alemanha reconhece oficialmente genocídio na Namíbia

Com o reconhecimento dos massacres cometidos pelo Império Alemão na era colonial, a Alemanha deve pagar uma indenização

Penélope Coelho Publicado em 28/05/2021, às 08h07

De acordo com informações publicadas na manhã desta sexta-feira, 28, pela BBC, hoje, a Alemanha reconheceu oficialmente que os crimes cometidos pelo Império Alemão em território africano, contra os povos herero e nama durante o período colonial, foram um genocídio.

A admissão oficial aconteceu mais de um século depois dos massacres, que ocorreram no início do século 20, antes mesmo do nazismo na Segunda Guerra Mundial.

O acordo considerado histórico, veio após cinco anos de negociações com a Namíbia. Segundo o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, a Alemanha irá pedir perdão formalmente à Namíbia e aos descendentes das mais de dezenas de milhares de vítimas que perderam a vida na ocasião.

Maas define o acordo como um "gesto de reconhecer o imenso sofrimento infligido às vítimas". Com a oficialização do reconhecimento, o governo alemão se comprometeu a pagar uma indenização para a Namíbia.

De acordo com a reportagem, o valor de 1,34 bilhão de dólares será pago em 30 anos, e irá investir em infraestrutura, saúde e programas que tem o objetivo de auxiliar as comunidades que foram afetadas no território namibiano.

Em entrevista à agência de notícias AFP, um porta-voz do governo da Namíbia afirmou que o fato da Alemanha finalmente reconhecer o genocídio é um “primeiro passo na direção certa”.

Alemanha notícias genocídio África reconhecimento namíbia

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Vila de Joseph Goebbels, ministro de Hitler, pode ser doada; entenda!


Nova série sobre a vida de Gandhi é inspirada em ‘The Crown’, entenda!