Trump e Biden durante os debates presidenciais - Getty Images
Joe Biden

Em discurso, Joe Biden alfineta Trump: 'Ex-presidente derrotado'

Um ano após a invasão do Capitólio, nos EUA, o atual presidente criticou o papel de Trump

Redação Publicado em 06/01/2022, às 15h36 - Atualizado às 15h37

No dia em que os EUA relembram o aniversário de invasão do Capitólio, Joe Biden alfinetou Donald Trump nesta quinta-feira, 6.

Nas palavras do atual presidente do país, Donald é um ‘perdedor’ e ‘mentiroso’, além de o acusar de simbolizar uma ameaça à democracia.

Biden relembrou o catastrófico episódio que resultou na invasão da Sede do Congresso Americano no dia 6 de janeiro de 2021 e consequentemente em cinco mortes.

"Para dizer o obvio, há um ano, neste local sagrado, a democracia foi atacada. A nossa constituição enfrentou a sua maior ameaça", disse Joe enquanto discursava, conforme repercutiu o portal de notícias G1.

Sem mencionar o ex-presidente diretamente, Trump foi chamado apenas de ‘ex-presidente derrotado’. Biden relembrou que o ex-chefe de estado ‘não faz nada durante horas enquanto o Capitólio estava cercado’.

O atual presidente dos EUA também falou sobre as alegações de Trump de que as últimas eleições presidenciais do país foram fraudadas num discurso que antecedeu a invasão, assim enfurecendo os apoiadores.  

Vamos ser um país que permite que autoridades eleitorais partidárias possam reverter o desejo expressado legalmente pelo povo? Seremos um país que não vive à luz da verdade, mas nas sombras de mentiras? Não podemos nos permitir ser esse tipo de país. O caminho para frente é reconhecer a verdade e viver ao lado dela", afirmou Biden.

"O ex-presidente criou e espalhou uma teia de mentiras sobre as eleições de 2020. Ele fez isso porque ele valoriza mais o poder do que os princípios, ele prioriza o interesse dele antes dos interesses dos EUA", enfatizou Joe. "Ele não aceita que perdeu”.

Biden também aproveitou o discurso para relembrar que a eleição foi ‘justa’ e ‘livre’.

“Ele não é só um ex-presidente, é um ex-presidente derrotado, derrotado por uma margem de mais de 7 milhões de votos, em uma eleição justa e livre. Não há nenhuma prova que o resultado das eleições foi impreciso.”

Donald Trump EUA pandemia presidência Joe Biden Talibã COVID19 capitólio

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto