Idosa sendo entrevistada pela mídia estatal - Divulgação/ Redes Sociais
China

Em entrevista ao vivo, idosa critica governo chinês e é censurada

Mulher foi indagada sobre políticas de isolamento em Xangai e declarou: “Isso é uma grande piada"

Fabio Previdelli Publicado em 01/06/2022, às 16h11

Nesta quarta-feira, 1, o governo chinês anunciou o fim parcial do confinamento e a reabertura do comércio após dois meses de duras restrições na cidade de Xangai, em virtude do aumento de casos de Covid-19 na região. 

Para registrar a data, a mídia estatal chinesa foi às ruas para registrar as pessoas retomando suas atividades. No entanto, ao entrevistarem uma idosa, a situação se tornou um tanto quanto constrangedora. 

Segundo reportado pelo G1, algumas entrevistas ao vivo estavam sendo feitas dentro de uma das linhas do metrô que foram reabertas quando a senhora se aproximou. Neste momento, um repórter lhe pergunta o que ele achava do confinamento pelo qual os moradores foram submetidos. 

Desde que eu nasci, nunca sofri nada como isso, ser trancada em casa sem poder sair. Isso é uma grande piada", declarou. 

Antes de terminar suas críticas, porém, o microfone foi retirado de perto da idosa e o cinegrafista começou a gravar outra cena.  

Isolamento criticado 

Devido a política de “Covid zero”, o governo chinês passou a isolar regiões e até mesmo cidades inteiras quando casos de Covid-19 começam a ser identificados. Por conta disso, a cidade de Xangai, por exemplo, ficou trancafiada em um rígido isolamento. A Organização Mundial da Saúde, por sua vez, considera a política ineficiente.

China notícias censura governo entrevista críticas covid-19

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!