Rosto original do sarcófago dado a Pedro II - Crédito: Museu Nacional
Museu Nacional

Museu Nacional recupera partes de múmia que pertenceu ao imperador Dom Pedro II

A múmia foi um presente dado ao Imperador durante sua viagem ao Egito e foi parcialmente encontrada após o incêndio que atingiu a instituição

Jânio de Oliveira Freime Publicado em 08/05/2019, às 11h00

Entre as 200 peças da coleção egípcia encontradas nos escombros do Museu Nacional, que pegou fogo em setembro de 2018, pesquisadores recuperaram partes de uma múmia e do sarcófago que pertencia a coleção pessoal de dom Pedro II – ele ganhou a relíquia durante sua expedição ao Egito. Partes dos ossos e do caixão foram encontrados através da técnica de peneiração.

A múmia era a preservação da sacerdotisa-cantora Sha-Amun-em-Su, que morreu próximo a 750 a.C. Seu sarcófago nunca foi aberto, entretanto, seu conteúdo já era conhecido pelos pesquisadores desde 2005.

Partes do crânio foram encontradas / Crédito: Reprodução

 

Também foi possível encontrar alguns objetos carregados pela sacerdotisa, como um amuleto em formato de besouro - que estava pendurado no dorso da múmia - e um saco contendo oito amuletos ligados à proteção na vida eterna.

Os arqueólogos seguem esperançosos com a busca pela coleção egípcia do imperador. Ao que tudo indica, a procura pode acabar em outubro deste ano.

No entanto, o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, alerta alguma fragilidades: não existe espaço para colocar os objetos encontrados, dado que a estrutura do museu também foi comprometida com o incêndio.

Equipe de Pedro II no Egito / Crédito: Reprodução

 

Atualmente, diversos contêineres acumulam mais de 2.700 peças encontradas. Ao mesmo tempo, a verba do museu é insuficiente para a busca total das relíquias.

Devido aos cortes realizados pelos últimos governos - e a campanha de desestruturação das universidades públicas realizada pelo atual Ministro da Educação - o orçamento da instituição foi reduzido.

Egito Antigo arqueologia sarcófago dom Pedro II Múmia incêndio Museu Nacional Buscas Amuletos

Leia também

‘Let It Be’: Documentário sobre os Beatles ganha trailer e data de estreia no Brasil


Ativista bate recorde ao abraçar mais de mil árvores em uma hora


Imigrante com câncer ganha prêmio de US$ 1,3 bilhão em loteria dos EUA


Viagem de Darwin que inspirou 'Teoria da Evolução' ganha detalhes em livro


Homem realiza ataque com espada e fere cinco pessoas em Londres


Senna: Netflix divulga teaser e primeiras imagens de minissérie sobre o piloto