O profeta Isaías - Reprodução

Arqueólogos podem ter encontrado uma prova da existência do profeta Isaías

Selo em barro encontrado em sítio arqueológico em Jerusalém parece ter o nome do profeta e ser a primeira evidência extra-bíblica de que ele foi real

Thais Uehara Publicado em 22/02/2018, às 16h34 - Atualizado em 15/10/2018, às 16h16

O profeta Isaías foi um dos escritores do Antigo Testamento, sendo atribuído a ele a autoria do livro profético mais extenso, os 66 capítulos do Livro de Isaías. Até agora, a única fonte a atestar sobre sua existência são os próprios livros da Bíblia. Talvez não mais: arqueólogos encontraram um selo possivelmente de propriedade do profeta, durante as escavações em 2009 em Ophel, uma colina ao sul de Jerusalém. A imagem do selo foi exposta hoje, depois de um longo trabalho, e publicado na nova edição de Revista de Arqueologia Bíblica.

"Aparentemente nós descobrimos a impressão de um selo que deve ter pertencido ao profeta Isaías, numa escavação científica, arqueológica" comemorou Eilat Mazar, pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Foi encontrado entre o sítio arqueológico da "Cidade de Davi" e o Monte do Templo. Eles também encontraram um selo do rei Ezequias a cerca de 10 metros do selo de Isaías. "Encontrar uma impressão de selo do profeta Isaías ao lado do rei Ezequias não deve ser inesperado." declarou a professora. "Não seria a primeira vez que as impressões de selo de duas pessoas bíblicas, mencionadas no mesmo verso da Bíblia, foram encontradas em um contexto arqueológico." 

PEÇA DANIFICADA

Os pedaços de argila tinham apenas 1 centímetro de diâmetro e algumas estavam bastante danificadas. O selo se refere a certo  Yesha‘yah[u] Nvy (נבי ולישעיה), com a primeira palavra sendo "Pertence a Isaías", mas a segunda, incompleta. O que causa dúvidas se se refere ao profeta ou a outra pessoa com um nome parecido. "Porque a peça está levemente danificada no fim da palavra NVY, não sabemos se originalmente ela terminava com a letra hebraica aleph", afirmou Mazar. Se a última letra no NVY, for um aleph (נביא), significa "Profeta Isaias."

O LOCAL ENCONTRADO

O local onde as bulas foram encontradas fica no alto da ‘Cidade de Davi’, uma grande estrutura que é identificada (com controvérsia) como o palácio do rei Davi, próxima ao local onde a equipe de Mazar descobriu a bula com a inscrição “do rei Ezequias de Judá”, em 2015. Mazar afirma que "Encontrar esse selo nos leva a considerar a personalidade e a proximidade do profeta Isaías como um dos conselheiros mais próximos do rei Ezequias - não só em relação aos eventos de seu tempo, mas também em avaliá-los de uma perspectiva informada e prever sua influência sobre eventos futuros."

Leia também

Quadro Mona Lisa será realocado; saiba para onde pintura está sendo levada


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos