Imagem ilustrativa - Imagem de Pfüderi por Pixabay
Crise hídrica

Estudo aponta que mais da metade dos lagos do mundo estão secando

Segundo pesquisa, cerca de dois bilhões de pessoas vivem em áreas onde lagos e reservatórios estão diminuindo

Giovanna Gomes Publicado em 19/05/2023, às 13h53

Um estudo publicado na revista Science na quinta-feira, 18, revelou que mais da metade dos maiores lagos e reservatórios do mundo estão enfrentando o problema da escassez de água, colocando em risco o futuro hídrico da humanidade.

Os principais motivos apontados para essa situação preocupante são o consumo insustentável e as mudanças climáticas. Cerca de dois bilhões de pessoas, o equivalente a 25% da população mundial, vivem em áreas onde os lagos estão secando ou apresentam uma tendência de declínio.

Como explicou o portal de notícias G1, lagos e reservatórios desempenham um papel fundamental no armazenamento de água doce, sendo responsáveis por 87% de toda a água doce do planeta. Além disso, eles também estão perdendo volume em áreas úmidas cruciais, como na região amazônica.

Situação é grave

A análise minuciosa de quase 2.000 dos maiores lagos do mundo revelou que eles estão perdendo aproximadamente 21,5 trilhões de litros de água anualmente, destacando a gravidade da situação e a necessidade de ações urgentes para reverter essa tendência preocupante.

"Os lagos estão em dificuldades em todo o mundo e isso tem implicações por toda parte", declarou Balaji Rajagopalan, professor da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, e coautor da pesquisa, em entrevista à AFP.

Realmente, chamou nossa atenção que 25% da população mundial viva em uma bacia lacunar que está com tendência de declínio", acrescentou o especialista.

+ Confira aqui o estudo completo.

notícias pesquisa Mudanças Climáticas lagos crise hídrica reservatórios secando

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência