Jogadoras americanas celebrando a conquista do mundial de 2015 - Getty Images
Esportes

EUA: Seleção feminina passará a ser remunerada igual a masculina

Embora sejam tetracampeãs mundiais e olímpicas, mulheres ganhavam menos que os homens — coadjuvantes em sua categoria

Fabio Previdelli Publicado em 22/02/2022, às 16h54

Em um anúncio publicado nesta terça-feira, 22, a Federação Americana de Futebol (US Soccer) comunicou que, a partir de agora, a remuneração entre as seleções masculinas e femininas serão as mesmas. 

Até então, as mulheres, quatro vezes campeãs mundiais e olímpicas recebiam menos que os homens, que seguem sendo coadjuvantes dentro de sua categoria.

Além do mais, de acordo com o The New York Times, um fundo de 24 milhões de dólares (R$121,5 milhões) será destinado a um grupo de jogadoras e ex-atletas como uma forma de ‘compensar’ essa diferença durante os anos. 

A U.S. Soccer se comprometeu a oferecer a mesma remuneração às seleções masculina e feminina em todos os amistosos e torneios oficiais, incluindo a Copa do Mundo, a partir de agora", afirmou a entidade em nota. 

Com a conquista, a expectativa é que a iniciativa possa ultrapassar os campos americanos e se tornar uma prática comum em outras federações e esportes. Antes da decisão, o Sindicato das jogadoras da seleção americana já pressionava a US Soccer desde 2019 para uma equidade salarial entre os gêneros

"Obviamente, você não pode voltar e desfazer as injustiças que enfrentamos, mas a única justiça que vem disso é que sabemos que isso nunca pode acontecer novamente", afirmou a jogadora Megan Rapinoe, uma das maiores jogadoras dos EUA, em entrevista à ABC. 

"Este é um passo monumental que nos faz sentir valorizadas, respeitadas e repara nosso relacionamento com o futebol americano", completou a atacante Alex Morgan. "Não vejo isso apenas como uma vitória para nossa equipe ou para o esporte feminino, mas para todas as mulheres em geral."

Estados Unidos mulheres notícias esportes gênero salário equidade futebol feminino

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto