Peter Harf, porta-voz da JAB Holding - Reprodução
Nazismo

Família alemã multimilionária admite passado nazista

Dona de marcas como Clearasil e Calgon, uma das famílias mais ricas da Alemanha utilizava trabalhos forçados e produzia artigos para a Wehrmacht

Letícia Yazbek Publicado em 26/03/2019, às 13h11

Mais de 70 anos após o fim da Segunda Guerra e dos horrores cometidos pelo regime nazista, uma das famílias mais ricas da Alemanha admitiu que manteve vínculos com o governo de Hitler.

Peter Harf, porta-voz da família Reimann, revelou ao jornal alemão Bild am Sonntag que, depois de descobrir que seus antepassados apoiaram os nazistas e utilizaram trabalho forçado na empresa durante a guerra, a família planeja doar 10 milhões de euros (cerca de R$ 43 milhões) a instituições de caridade.

A companhia fundada pelos Reimann, a JAB Holding, é uma multinacional, dona de marcas de cosméticos, limpeza e higiene pessoal, como Clearasil, Calgon e Kukident. O patrimônio estimado da família é de 33 milhões de euros (cerca de R$ 142 milhões).

Segundo Harf, o patriarca Albert Reimann e seu filho primogênito foram os responsáveis pelas relações obscuras com o regime nazista. “Os dois empresários morreram e deveriam ter sido presos”.

A família começou a pesquisar sobre o assunto em 2000 e, em 2014, decidiu contratar um historiador para fazer uma investigação mais detalhada.

A pesquisa revelou que Albert Reimann foi um doador voluntário da SS a partir de 1931. Em 1941, a empresa foi considerada crucial para os esforços de guerra: produzia artigos para a Wehrmacht e para a indústria de armamentos. Já em 1943, a empresa chegou a ter 175 funcionários que exerciam trabalhos forçados. Além disso, empregava um capataz que teria sido conhecido por tratar de forma cruel os trabalhadores.

Segunda Guerra Mundial Nazismo Adolf Hitler História SS trabalho forçado empresa ligação Albert Reimann JAB Holding regime nazista Família Reimann companhia

Leia também

Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação