Fóssil do crocodilo - Divulgação/@navassauro/Instagram
Arqueologia

Fóssil de crocodilo de 70 milhões de anos é descoberto no interior de São Paulo

Durante escavações em uma obra rodoviária no município de Marília, pesquisadores encontraram fóssil de pequeno crocodilo em rochas

Fabio Previdelli Publicado em 22/06/2024, às 12h54

Durante escavações para obras em uma rodovia no município paulista de Marília, que fica a mais de 500 quilômetros da capital, pesquisadores encontraram o fóssil de um pequeno crocodilo em rochas

+ Verme carnívoro que viveu há 425 milhões de anos é identificado no Reino Unido

Segundo explicou William Nava, do Museu de Paleontologia de Marilia, conforme repercutido pelo UOL, a descoberta aconteceu em maio, durante as obras. Na ocasião, a equipe encontrou duas vértebras do animal que estavam expostas. A continuidade do processo revelou ainda os ossos de seu crânio e outras partes. 

A descoberta

Ainda não se sabe qual a espécie do animal, mas os pesquisadores acreditam se tratar de um Mariliasuchus — nome dado em homenagem ao município —, que habitou nosso planeta há cerca de 70 milhões de anos, no final do período Cretáceo. 

A espécie é considerada pequena, com seu crânio medindo entre seis e sete centímetros. Sua descoberta, na região sudeste de Marília, animou os pesquisadores por ser a primeira feita na área — o que levanta a possibilidade do local ser tratado como um "sítio". 

Os pesquisadores planejam fazer novas escavações pela região. A descoberta foi enviada para análise no laboratório do Museu de Paleontologia de Marília.

descoberta notícias fóssil crocodilo marília 70 milhões de anos Mariliasuchus

Leia também

Participar de Gladiador 2 foi assustador para ator: 'Olham torto'


Estados Unidos: Mulher é presa ao soltar tarântula para expulsar inquilina


Brasileiro faz viagem de 14 mil km para não deixar carro de meio milhão


Especialista acredita que Kate Middleton pode fazer nova aparição


Morre aos 103 anos ex-combatente que lutou na Itália na Segunda Guerra


Após engano, jovem recebe pix de R$ 100 mil e devolve