Manifestantes bloqueiam entrada do Louvre para protestar contra reforma da Previdência, na França - Getty Images
França

França: Protestos bloqueiam entrada do Museu do Louvre e frustram turistas

Manifestantes protestaram contra a reforma da Previdência na França

Redação Publicado em 27/03/2023, às 15h07 - Atualizado às 15h55

Nesta segunda-feira, 27, manifestantes protestaram contra a reforma da Previdência na França em frente ao Museu do Louvre, em Paris. A ação, que bloqueou as entradas de uma das atrações turísticas mais famosas da capital francesa, decepcionou os turistas que aguardavam visitações.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, a pirâmide de vidro foi cercada por um grupo de pessoas integrantes dos sindicatos CGT (Confederação Geral do Trabalho) e Sud (Unidades Democráticos de Solidariedade), enquanto seguravam faixas como "aposentar-se aos 60 anos; trabalhar menos para viver mais tempo".

Em entrevista para a imprensa local, um turista mexicano identificado como Samuel, afirmou: "Viemos de todas as partes do mundo com nossos filhos para visitar o museu, é ridículo que 20 pessoas estejam bloqueando a entrada". Já uma turista de Londres disse: "Todos nós gostaríamos de ir ver a 'Mona Lisa', mas não importa".

Reforma da Previdência 

A reforma previdenciária foi aprovada pelo presidente Emmanuel Macron há aproximadamente dez dias e, conforme descrito no texto oficial, eleva a idade de aposentadoria de 62 anos para 64 anos. Ademais, a reformulação prevê alterações aos regimes especiais, ou seja, para garis, policiais, bombeiros e enfermeiros, com a elevação da idade de 57 para 59 anos.

O movimento não foi bem recebido pelos franceses, que classificaram a decisão como injusta sobre os trabalhadores de baixa renda e mulheres. Diversas cidades do país foram tomadas por protestos em oposição a Macron.

França Paris Louvre Protestos reforma da previdência Emmanuel Macron manifestantes

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência