Primo de Rivera - Dedicação de Domínio Público Universal
Franquismo

Fundador de partido que foi um dos pilares para o franquismo é exumado

Restos mortais do fundador da Falange, Primo de Rivera, foram exumados nesta segunda-feira, 24

Redação Publicado em 24/04/2023, às 09h35

Foram exumados os restos mortais de Primo de Rivera, que fundou a Falange, partido inspirado pelo fascismo e que serviu como um dos pilares do franquismo, nesta segunda-feira, 24. A ossada se encontrava no mesmo mausoléu que abrigava os restos mortais de Francisco Franco. 

O episódio compreende a lei 'Memória Democrática', que entrou em vigor no mês de outubro e tem como um dos objetivos transformar o antigo mausoléu em um espaço de memória a respeito dos horrores do franquismo. 

Na última semana, Félix Bolaños, ministro do Presidência, comentou a importância desse processo. 

"É mais um passo para que nenhuma pessoa seja enaltecida, nenhuma ideologia que evoque a ditadura", disse ele. "A democracia espanhola não merece lugares como o 'Vale dos Caídos'".

Com a exumação, o caixão de Primo de Rivera será levado até o cemitério de San Isidro, localizado em Madri. Lá, se encontram os restos mortais de outros familiares do fundador da Falange.

Os bastidores envolveram negociações das condições para a exumação entre a família de Primo de Rivera e o governo. Os familiares escolheram a data, pois, marca o 120º aniversário do nascimento do fundador do partido que tem inspiração fascista.

Exumação

Vale lembrar que em 2019, após anos de disputa na justiça, o governo teve autorização para exumar os restos mortais de Francisco Franco do Vale dos Caídos. A ideia é evitar a apologia a ditadura de Franco. Para o primeiro-ministro Pedro Sánchez indenizar as vítimas da Guerra Civil e da ditadura é uma prioridade. 

"É uma grande vitória da dignidade, da memória, da justiça, da reparação e, portanto, da democracia espanhola", disse Sánchez quando Franco foi exumado. 

ditadura partido inspiração Pilar base Franquismo uEspanha

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência