Daniella Perez ao lado de sua mãe, Glória Perez - Divulgação/ HBO Max
Daniella Perez

Glória Perez comenta 'Pacto Brutal': 'Foi o que eu sempre quis: contar a verdade'

30 anos depois, Glória Perez relembra um dos mais difíceis momentos de sua vida no documentário da HBO sobre o assassinato de Daniella Perez

Redação Publicado em 20/07/2022, às 14h18

Em 1992, o Brasil foi abalado pelo brutal assassinato de Daniella Perez, uma jovem atriz de apenas 22 anos que iniciava uma bem-sucedida carreira nas telenovelas nacionais.

Seu cadáver, encontrado em um matagal do bairro carioca de Barra da Tijuca, foi perfurado com uma lâmina 18 vezes seguidas, sendo que a maioria destes cortes estava concentrado na região do peito, conforme determinou a investigação policial do período. 

Um dos grandes motivos pelo qual o caso gerou comoção nacional na época, todavia, foi a identidade do responsável pelo chocante crime. 

O autor do violento assassinato teria sido ninguém menos que Guilherme de Pádua, um colega de profissão de Daniella que interpretava o par romântico de sua personagem na novela "De Corpo e Alma", escrita pela mãe da artista, Glória Perez. Ele estaria ainda acompanhado de sua esposa de então, Paula Thomaz, que foi condenada como cúmplice do crime. 

A história do perturbador episódio será recontada pela "Pacto Brutal", uma série documental produzida pela HBO. A produção entrevistou inúmeras pessoas próximas à atriz vitimada, incluindo sua mãe, Glória, que descreveu a experiência de maneira positiva em conversa com a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo: 

Eles [os profissionais da equipe] realmente foram muito atenciosos e fizeram uma proposta que foi o que eu sempre quis: contar a verdade, contar o que está nos autos do processo", relatou a escritora de novelas. 

Embora enfatize a importância de finalmente ter essa chance de garantir que sua versão da história seja ouvida de forma mais ampla, Perez também reiterou quanto a perda de sua filha continua lhe trazendo dor: 

O tempo não apaga nada. Pelo contrário. À medida que os anos passam, à medida que o mundo se transforma, essa ausência se sublinha cada vez mais", desabafou. 

Justiça e verdade 

Pacto Brutal será disponibilizado na plataforma de streaming da HBO na próxima quinta-feira, 21, quase 30 anos após Daniella ter seu futuro arrancado de si. 

Ainda em sua conversa com Bergamo, Glória Perez criticou a maneira como, na época, a imprensa brasileira deu a Pádua a oportunidade de recontar o crime da forma que quisesse. 

Não é justo que ela tenha sido assassinada da maneira brutal que foi e ainda tenha sido descrita através das palavras de um assassino como uma pessoa louca, fora de si", apontou a mãe enlutada. 

A nova série documental, por sua vez, não deu "palco para psicopata", nas palavras da novelista, abstendo-se de entrevistar tanto Guilherme quanto Paula Thomaz

Brasil assassinato HBO documentário Daniella Perez glória perez Pacto Brutal versões do crime

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada