Imagem ilustrativa de monitor com programação - Pixabay
Estados Unidos

Governo dos EUA afirma ter sofrido ataque hacker apoiado pelo governo russo

Anunciado pelo Conselho Nacional de Segurança, a invasão nos dados de duas pastas resultou em uma reunião emergencial na Casa Branca

Wallacy Ferrari Publicado em 14/12/2020, às 07h55

Um comunicado do governo dos Estados Unidos lançado no último domingo, 13, confirmou que um grupo de invasores acessaram o sistema de dados do Departamento do Tesouro e da Administração Nacional e Telecomunicações e Informações do Departamento de Comercio. Os indícios do ataque hacker foram reconhecidos apenas nestes setores, mas podem ter sido ainda mais abrangentes, acessando dados de outras pastas do governo Trump.

Durante uma coletiva de imprensa, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Ullyot, afirmou que há possibilidades de se tratar de uma invasão apoiada pelo governo russo, conforme consultado com especialistas federais e privados ao rastrear a origem dos acessos. Na ocasião, John acrescentou que o Conselho está tomando medidas para "identificar e remediar" problemas decorrentes dos acessos.

Conforme noticiado pelo portal G1, um funcionário do governo informou à Reuters que ainda não há estimativa dos prejuízos causados pelos ataques hackers, sem informar quando material confidencial foi roubado ou deletado — e, por isso, resultou em uma reunião emergencial do Conselho com os líderes do governo na Casa Branca durante o último sábado, 12.

Estados Unidos ataque Casa Branca governo Trump hacker

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!