Imagem ilustrativa da Pinakothek der Moderne - Divulgação/Anna Seibel
Alemanha

Homem é demitido de tradicional galeria de arte por exibir seu próprio quadro

Funcionário da equipe de serviços técnicos aproveitou sua função no museu na "esperança de alcançar o seu avanço artístico"; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 09/04/2024, às 11h15

Um dos maiores museus de arte contemporânea e moderna da Europa demitiu um de seus funcionários da equipe de serviços técnicos por um motivo um tanto quanto inusitado: ele pendurou sua própria obra de arte na galeria

+ Ex-curador do British Museum é processado por vender artefatos raros

O homem de 51 anos contrabandeou o seu trabalho para uma exposição da Pinakothek der Moderne de Munique. Segundo o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, citando fontes policiais, ele tinha a "esperança de alcançar o seu avanço artístico". 

Por conta de sua função no museu, o sujeito teve acesso ao espaço da galeria fora do horário de funcionamento, permitindo que ele não chamasse a atenção ao instalar sua obra de arte de 60 cm por 120 cm.

Conforme relatado pelo The Guardian, o incidente aconteceu em 23 de fevereiro, mas só foi tornado público na última segunda-feira, 8. Entretanto, não está claro por quanto tempo a pintura ficou exposta, mas um porta-voz da Pinakothek disse ao jornal alemão de que tudo foi, provavelmente, muito breve. 

Os vigilantes notam algo assim imediatamente", relatou. 

Infração menor

Nenhum outro detalhe sobre o caso foi adicionado, nem mesmo o tema ou estilo da pintura do quadro. A Pinakothek der Moderne afirmou ter rescindido o contrato do funcionário e o proibido de entrar em suas instalações. 

Por fim, a polícia continua investigando o aspirante modernista por uma infração relativamente menor: ao pendurar o seu próprio quadro na galeria, ele teve que fazer dois furos na parede, o que rendeu uma queixa criminal por danos intencionais à propriedade.

Alemanha pintura notícias exposição obra de arte Pinakothek der Moderne

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência