Imagem ilustrativa - Imagem de Dimitris Vetsikas por Pixabay
Jet ski

Homem que chamou Xi Jinping de 'Xitler' foge da China e chega de jet ski na Coreia do Sul

O dissidente — que estava equipado com capacete, binóculos e uma bússola — acabou sendo detido

Giovanna Gomes Publicado em 25/08/2023, às 16h03

Um homem foi recentemente detido na Coreia do Sul por supostamente entrar no país de maneira ilegal por meio de um jet ski. Segundo ativistas, o indivíduo é um conhecido dissidente que cruzou centenas de quilômetros pelo oceano para escapar da China.

Apreendido em 16 de agosto, o homem, identificado como Kwon Pyong por uma organização de dissidentes, tem cerca de 30 anos e teria viajado da província de Shandong, no leste da China, até a cidade sul-coreana de Incheon — uma distância de aproximadamente 400 quilômetros — através do Mar Amarelo.

Segundo informações do jornal O Globo, a Guarda Costeira relatou que o indivíduo estava equipado apenas com capacete, binóculos e uma bússola, tendo também amarrado cinco galões de 25 litros ao jet ski para reabastecer o tanque. Ao chegar à Coreia, o homem acabou sendo detido pelas autoridades.

Xitler

A organização Dialogue China, que atua em colaboração com outros dissidentes, afirma que Kwon frequentou a Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, antes de retornar à China e se tornar um crítico do governo.

Em agosto de 2016, ele postou uma foto no Twitter vestindo uma camiseta com várias estampas que zombavam do líder chinês, Xi Jinping, incluindo o termo "Xitler", uma fusão dos nomes Xi e Hitler, o líder nazista.

Um mês depois desse episódio, o homem foi detido pela polícia chinesa. Antes de seu julgamento, seus advogados foram destituídos pelas autoridades chinesas e, posteriormente, o homem foi condenado por incitar a subversão do poder do Estado.

Coreia do sul China notícias dissidente jet ski

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência