Fotografia do iate de Dmitry Pumpyansky - Divulgação/ Super Yacht Times
Mundo

Iate apreendido de bilionário russo vai à leilão

O valor da venda irá para um banco dos Estados Unidos, entenda!

Redação Publicado em 28/06/2022, às 15h56

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, diversos países impuseram sanções econômicas à nação chefiada por Vladimir Putin, congelando, por exemplo, os bens e ativos bancários de membros do governo e da elite russa. 

Um desses foi Dmitry Pumpyansky, um bilionário que fez sua fortuna na indústria dos oleodutos, e sofreu a apreensão de um iate avaliado em nada menos que 75 milhões de dólares, ou o equivalente a mais de 390 milhões de reais. 

Agora, uma decisão judicial do Supremo Tribunal de Gibraltar, território britânico ultramarino onde a embarcação de luxo foi confiscada, permitiu que a antiga propriedade do oligarca russo seja leiloada na Europa, conforme informações do portal Business Insider. 

Pagamento involuntário

O valor arrecadado pela venda será enviada para o banco estadunidense JPMorgan, que fez um empréstimo de 22 milhões de dólares (equivalente a aproximadamente 114,5 milhões de reais) no fim de 2021 para uma empresa do qual empresário é acionista. 

O congelamento dos ativos de Pumpyansky, por sua vez, pode dificultar seu pagamento da dívida que criou com a instituição financeira, de forma que a quantia conseguida pelo iate será mantida como garantia. Para a JPMorgan, seu acordo com o ricaço foi descumprido quando ele foi alvo de sanções, ainda de acordo com o Business Insider. 

Rússia Leilão notícias conflito iate sanção econômica Guerra na Ucrânia oligarca russo

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência