Ilhas descobertas - Alamy
Arqueologia

Ilhas, até então desconhecidas, são descobertas pela Rússia no Oceano Ártico

Localizadas perto do arquipélago de Novaya Zemlya, a área abriga até mesmo animais e plantas

Alana Sousa Publicado em 24/10/2019, às 15h00

Com as mudanças climáticas diversas geleiras no Oceano Ártico estão derretendo, na maioria das vezes engolindo pedaços de terra para dentro do mar. Entretanto, devido a este derretimento foram descobertas cinco ilhas, desconhecidas da humanidade, localizadas próximo à Rússia.  

Em 2016, a engenheira Marina Migunova havia detectado massas terrestres por satélite, o que agora foi confirmado que se tratava de fato das ilhas. Após testes realizados no local, foram encontraram diferentes espécies de plantas e aves na área, afirma o Ministério da Defesa da Rússia.

"O derretimento, o colapso e as mudanças de temperatura levaram à descoberta dessas ilhas", afirmou Alexander Moiseyev, vice-almirante da Frota do Norte da Rússia e líder da expedição no lugar. O aglomerado de terras está situado perto do arquipélago de Novaya Zemlya, entre o mar de Barents e o mar de Kara.

Ainda não se sabe se as ilhas serão cobertas pela água nos anos futuros, com o aumento do nível do mar. “Se tudo isso conseguir se enraizar, as ilhas sobreviverão”, alega Alexei Kornis, chefe do Serviço Hidrográfico da Frota do Norte.

O tamanho das ilhas varia, duas delas são pequenas, tendo em torno de 30 metros de largura, enquanto a maior tem um grande território, com cerca de 54.500 metros quadrados.

História descoberta Rússia arqueologia ilhas Oceano Ártico arquipélago

Leia também

Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada