O presidente Jair Bolsonaro - Getty Images
Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro diz a apoiadores que episódio ocorrido no dia 8 foi 'inacreditável'

O ex-presidente, que se encontra nos EUA, é investigado por suspeita de incitar atos golpistas

Redação Publicado em 17/01/2023, às 08h50

Durante conversa com apoiadores em Orlando, na Flórida, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou que o episódio ocorrido em Brasília no dia 8 deste mês foi "uma coisa inacreditável". O político se encontra nos EUA desde o final do ano passado, tendo se ausentado da cerimônia de posse do presidente Lula.

"Lamento o que aconteceu dia 8, uma coisa inacreditável. Mas no meu governo, o pessoal aprendeu o que é política, conheceu os poderes, começou a dar valor à liberdade. Eu falava para alguns sobre a liberdade, e eles diziam que era igual ao sol, nasce todo dia, mas não é bem assim não. A gente acredita no Brasil", disse Bolsonaro, em fala que contrasta com suas declarações anteriores sobre os ataques em Brasília.

Na última sexta-feira, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes incluiu o pelista na investigação da autoria dos atos golpistas que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, de acordo com informações do UOL.

Incitação ao crime

Segundo a fonte, a Corte acatou pedido da Procuradoria-Geral da República, que entendeu que o ex-presidente é suspeito de incitação ao crime após ter publicado um vídeo no qual questionou as eleições. A publicação, feita poucos dias após os ataques terroristas na capital do país, foi apagada em questão de três horas.

Após o ocorrido, Moraes determinou que a Meta, dona do Facebook, preserve o vídeo publicado pelo ex-presidente a fim de que o alcance da postagem e sua autoria sejam verificados.

EUA presidente Brasília Jair Bolsonaro Lula inacreditável

Leia também

Harry e Meghan Markle estão 'desesperados' para reatarem laços com Kate Middleton


Príncipe Harry e Meghan Markle querem trégua com Kate Middleton, diz fonte


Alinhamento de planetas será visível no próximo sábado, 29


Especialista em realeza comenta quimioterapia de Kate Middleton: 'Ninguém sabe realmente'


Para fazer robôs sorrirem, cientistas desenvolvem pele artificial mais realista


Em imagens: Lobo preservado de 44 mil anos passa por necrópsia