Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ jcomp
Japão

Japão oferece R$ 40 mil reais para famílias irem morar no campo

Incentivo financeiro tem por objetivo o repovoamento de certas áreas do país, deslocando a população massiva de áreas urbanas

Ingredi Brunato Publicado em 03/01/2023, às 16h20

O governo japonês anunciou recentemente que, em 2023, irá dar uma recompensa de 1 milhão de ienes — ou o equivalente a mais de R$ 40 mil reais — para as famílias com crianças que aceitarem se mudar para o campo. 

O objetivo do incentivo financeiro é o combate à queda populacional que vem ocorrendo nas áreas rurais do país. A migração de famílias, nesse contexto, contribuiria para o repovoamento dessas porções do território

Em contraste, áreas metropolitanas do Japão possuem alta densidade demográfica. Um dos motivos para isso é o fato dos jovens japoneses nascidos no campo tenderem a se mudar para a cidade após deixarem a casa de seus pais, conforme repercutido pelo portal O Globo. 

Vale destacar, aliás, que já existia uma recompensa estipulada para as famílias que quisessem se mudar para essas zonas menos populadas desde 2019. Neste ano, todavia, as autoridades da nação asiática decidiram triplicar o valor oferecido. 

Envelhecimento populacional

O Japão possui atualmente um declínio de sua taxa de natalidade, o que causa um encolhimento de sua quantidade total de cidadãos, e envelhecimento de sua população restante.

Japão notícias governo recompensa Famílias repovoamento incentivo financeiro

Leia também

Senado analisa projeto de lei que criminaliza apologia à tortura e à ditadura


Os Relatos emocionantes de quem sofre com a enchente no RS


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria